Presente de Dia das Crianças não compensa ausência; veja como reforçar vínculo
Para psicóloga infantil, atenção dos pais é uma necessidade básica da infância
Entre tantos compromissos e exigências profissionais, muitos pais têm dificuldade de equilibrar as responsabilidades dentro e fora do lar, o que pode levar a um afastamento familiar. Dar presente, porém, não é a melhor forma de compensar essa ausência, como explica a psicóloga especialista em saúde infantil Nathalia Heringer.
“Uma das necessidades básicas da infância é a atenção. Assim que o bebê nasce, ele está pronto para buscar a atenção dos pais, o que garante sua sobrevivência. Estar com os pais é essencial para o desenvolvimento emocional da criança. Qualidade e quantidade de tempo importa. Ser presente para os filhos é o maior investimento que os pais podem fazer pelas crianças”, explica a especialista do INPI (Instituto de Neuropsicologia e Psicologia Infantil) ao Terra.
E Nathalia não é a única a defender esta teoria. Estudos comprovam que o envolvimento dos pais é na criação dos filhos é fundamental para o seu desenvolvimento. E isso não depende do gênero: inclusive, uma pesquisa realizada em 2013 no Reino Unido pela OCDE (Organização dos países desenvolvidos) mostrou que crianças com pais participativos no primeiro ano de vida apresentaram mais vocabulário aos dois e três anos.
“O amor dos pais deixa marcas no cérebro infantil. Pais atentos e participativos fortalecem a base da arquitetura cerebral da criança e conduzem para um desenvolvimento integral", afirma Nathalia.
Ainda que seja difícil arranjar um tempo com o seu pequeno – ou até mesmo afastá-lo das telas – Nathalia acredita que planejar atividades em família é o melhor presente que uma criança pode ter.
"Os pais podem fazer pelo menos uma refeição com os pequenos, ter momentos na rotina de lazer com os filhos fora de casa; incluir os filhos em passatempos que envolva toda a família; criar o dia do cinema em casa ou a noite de jogos; criar rituais que criem memórias afetivas, todo sábado de manhã tem café na padaria, o piquenique do domingo", sugere a especialista, que reforça: "O mais importante é incluir no dia a dia ações simples que enfatizem a importância da família e criem momentos especiais com a criança”.
Os pais podem e devem reconhecer a importância de estarem envolvidos na vida dos seus filhos e investir um tempo significativo no cultivo desta relação valiosa. Que tal trocar o presente do Dia das Crianças por momentos que vão ficar pra sempre na memória dos pequenos?