Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tom Jobim e Getúlio Vargas usaram I.A. para escrever? Teste detector afirma que sim

Atualmente, está muito difícil desvendar o que é de criação da Inteligência Artifical ou não, isso porque essas ferramentas tecnológicas estão se aperfeiçoando ainda mais

31 jul 2025 - 16h40
Compartilhar
Exibir comentários

Atualmente, está muito difícil desvendar o que é de criação da Inteligência Artifical ou não. Isso porque essas ferramentas tecnológicas estão se aperfeiçoando ainda mais e, assim, ficando mais parecidas com as obras humanas. Por exemplo, recentemente, a InfoMoney fez um teste utilizando detectores para uma checagem, mas acabaram descobrindo que Vinícius de Moraes, Tom Jobim e Getúlio Vargas, por exemplo, utilizaram I.A. para escrever músicas, poemas e a tão emblemática carta. Entenda:

Recentemente, jornalistas usaram detectores de I.A. e acabaram descobrindo que Tom Jobim e Getúlio Vargas, utilizaram I.A. para escrever
Recentemente, jornalistas usaram detectores de I.A. e acabaram descobrindo que Tom Jobim e Getúlio Vargas, utilizaram I.A. para escrever
Foto: depositphotos.com / HayDmitriy / Bons Fluidos

Vinícius de Moraes e Tom Jobim usaram I.A. para compor?

De acordo com os detectores de I.A. disponíveis online, Getúlio Vargas escreveu o famoso trecho "Saio da vida para entrar na História", com ajuda do computador; Tom Jobim criou 'Garota de Ipanema' inspirado no ChatGPT, assim como Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes e Mario Quintana compuseram seus famosos versos com uma mãozinha do celular. Mais especificamente, essas plataformas afirmaram, com mais de 80% de certeza, que o cérebro humano não criou alguma das obras citadas.

Mas por que isso acontece?

Segundo o diretor de Growth da XP Educação, Diogo França, a acusação tem tamanho percentual porque, inicialmente, alimentaram as ferramentas de Inteligência Artificial por esses modelos de texto mais antigos. "Eles tentam identificar padrões típicos da linguagem, comparando esses sinais com os de textos escritos por humanos. Em vez de entender o conteúdo, como um leitor faria, analisam o estilo, a repetição de palavras, a previsibilidade das frases, entre outras características. O que parece uma escrita limpa ou organizada demais pode levantar suspeitas. Porém, é importante lembrar que estamos falando de probabilidades, não de certezas", explicou ao veículo de notícias.

É possível checar se um texto é feito com I.A. ou não?

Levando este ocorrido em conta, você pode se perguntar se é possível checar de algo foi feito com Inteligência Artificial ou não. E, baseado na experiência da própria empresa do ChatGPT, a OpenAI, trata-se de um procedimento dificultoso.

Visto que em 2023, a empresa criou um sistema de detecção, o AI Classifier, mas teve de tirá-lo do ar, pois não conseguia resultados confiáveis. França, por sua vez, deu uma possível explicação à InfoMoney. "Os detectores enfrentam um dilema: se forem exigentes demais, acusam textos legítimos; se forem mais permissivos, deixam passar conteúdos gerados por IA. O resultado é que a distinção entre o que foi escrito por um humano e o que foi produzido por uma IA está ficando, se não impossível, cada vez mais nebulosa", concluiu.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Nozy Content Agency (@nozy.ca)

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade