Rafa Brites alerta sobre Lipedema: 'Magreza não é sinônimo de saúde'
Após ter a veracidade de sua condição questionada nas redes sociais, a influenciadora rebateu as críticas e detalhou o processo de diagnóstico
Rafa Brites usou as redes sociais nesta quinta-feira (12) para rebater questionamentos sobre o diagnóstico de lipedema. A apresentadora, que compartilhou a condição com seus seguidores no início da semana, esclareceu como a identificou e deixou um alerta sobre o costume de associar a magreza à saúde.
"O meu vídeo sobre lipedema foi para vários portais, acho ótimo, mas o que eu vejo são várias pessoas indo lá, falando que não, que não tenho, porque sou magra. E aí você vê como a nossa sociedade é doente. Por que assumem que um corpo magro não tem problemas", desabafou.
Rafa Brites detalha diagnóstico
Em meio às críticas, a famosa ainda esclareceu que buscou atendimento profissional, a fim de localizar a origem dos sintomas que vinha apresentando. Foi somente após exames, então, que ela foi diagnosticada com a doença crônica. "Eu não tirei da minha cabeça, não fui em uma coach do Instagram. Eu fui em vascular, um dos melhores de São Paulo e fiz ultrassom. Não é que o cara olhou: 'Você tem lipedema'. Ultrassom, fiquei mais de duas horas no consultório passando aquele gel na perna e fazendo mapeamentos", explicou.
Além disso, durante as consultas, Brites foi informada que possui outros problemas vasculares e, por isso, precisará meia de compressão por risco de trombose. De acordo com a apresentadora, a questão de saúde, apesar de ter causado maior incômodo recentemente, está presente desde o seu nascimento.
"Eu nasci com uma obstrução no meu sistema linfático, fiz uma cirurgia quando eu tinha seis meses. Coitada da minha mãe passar por isso com uma bebê tão pequena", relatou.
Por fim, Rafa voltou a chamar a atenção dos seguidores que a questionaram, alertando que o peso não representa o estado do organismo. "Você pode tá aí, magra, a pessoa pode ter se enchido de Ozempic, de Mounjaro, de sei lá o quê e tá magra, mas ela tá bem? Ninguém quer saber por dentro. Então, não achem que magreza é sinônimo de saúde. Isso é burrice", concluiu.