PUBLICIDADE

O lado bom (e o ruim) de ter nascido em 29 de fevereiro

Como você se sente quando você só pode comemorar seu aniversário uma vez a cada quatro anos? Perguntamos a quatro pessoas.

29 fev 2024 - 14h02
(atualizado às 14h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Uma jovem sopra as velas em bolo
Uma jovem sopra as velas em bolo
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Como você se sente quando só pode comemorar seu aniversário uma vez a cada quatro anos?

A resposta é que no início costuma ser algo estranho, mas isso não significa que seja algo positivo segundo as poucas pessoas nascidas em um dia como esta quinta-feira (29/2).

Uma delas é Julia Alsop, que neste 29 de fevereiro apagará apenas sete velas em seu bolo de aniversário, apesar de ter nascido há 28 anos.

Quando diz às pessoas que comemorará seu sétimo aniversário em 2024, olham para ela como: "Do que você está falando?"

Julia, uma estudante de medicina de Warwickshire, no centro-oeste da Inglaterra, nasceu naquele dia esquivo que só aparece a cada quatro anos nos chamados anos bissextos, por isso ela só comemorou seu aniversário sete vezes na data em que nasceu.

Dias bissextos são raros. Há uma chance em 1.461 de nascer em 29 de fevereiro.

E isso faz Júlia se sentir especial e torna seu aniversário diferente. Em anos não bissextos, quando não há dia oficial para celebrá-lo, costuma organizar uma semana de comemorações.

Mas ser um ano bissexto pode acarretar algumas dificuldades técnicas, ela reconhece.

Júlia mostra seus cartões com o número 7 em seu sétimo aniversário em ano bissexto
Júlia mostra seus cartões com o número 7 em seu sétimo aniversário em ano bissexto
Foto: Julia Aslop / BBC News Brasil

Quando tentou conseguir um novo contrato telefônico, falhou ao preencher seus dados porque o dia 29 de fevereiro não apareceu como uma data possível no sistema.

Ela disse que foi "muito frustrante" e que as pessoas que a atenderam "fingiram que a minha data de aniversário não existia".

Algo semelhante ao que aconteceu com Jane Atkin, professora de uma escola em Londres, que completa 15 (ou 60) anos em 2024.

Jane está comemorando seu “15º aniversário”
Jane está comemorando seu “15º aniversário”
Foto: Jane Atkin / BBC News Brasil

Ela conta que as opções dos formulários online só oferecem até o dia 28 de fevereiro e isso significa que ela precisa escolher essa data como o dia de seu nascimento.

No entanto, ela admite que ser algo incomum torna especial nascer em ano bissexto.

Há alguns anos, quando ela comemorou seu oitavo e nono anos bissextos, as crianças de sua turma, de 10 e 11 anos, acharam muito engraçado serem mais velhas que a professora.

O que são anos bissextos e por que eles existem?

  • A Terra leva 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos para orbitar o Sol. É esse tempo extra que deve ser levado em consideração, caso contrário as estações mudariam gradativamente e o verão acabaria começando em janeiro.
  • Os anos bissextos aparecem no calendário a cada quatro anos para ajudar a fazer esse ajuste, mas a matemática ainda não funciona muito bem, então a cada 100 anos pulamos um ano bissexto, a menos que o ano seja divisível por 400. O próximo ano em que haverá essa exceção será 2100.
Línea BBC
Línea BBC
Foto: BBC News Brasil

Essa característica de ser especial ganhou uma nova dimensão graças à escritora Patience Agbabi, que escreveu uma série de livros de ficção infantil sobre um jovem nascido em ano bissexto que tem o dom especial de poder viajar no tempo.

Em uma de suas sessões de autógrafos, Patience conheceu Jane, que a contatou pelas redes sociais.

"El ame respondeu e disse: 'Estou muito animada com a sua vinda. Normalmente, quando dou uma palestra sobre meus livros, pergunto se há alguém com anos bissextos, e nunca há'", disse Jane.

Quando ela era mais nova, a mãe de Jane decidiu comemorar os aniversários não bissextos de sua filha em 28 de fevereiro. Mas à medida que foi crescendo, Jane também começou a comemorar em 1º de março, "por que não?", disse ela.

A autora Patience Agbabi escreveu uma série de histórias sobre um personagem nascido em um ano bissexto
A autora Patience Agbabi escreveu uma série de histórias sobre um personagem nascido em um ano bissexto
Foto: Jane Atkin / BBC News Brasil

Esse é o dia que também comemora Abi, que em 2024 completa 8 anos, ou simplesmente dois.

Ela tomou a decisão no ano passado porque acha que não fazia sentido comemorar em 28 de fevereiro, dia em que ela ainda não havia nascido.

A mãe de Abi, Jo, se lembra de uma conversa que teve com uma enfermeira do hospital quando sua filha nasceu.

"Eu disse: 'Isso é muito tranquilo', e uma das enfermeiras respondeu: 'Ninguém quer um bebê bissexto'".

Abi nem sempre conseguiu comemorar seu aniversário, diz Jo, mas certamente não mudaria a data de nascimento da filha agora.

"Ela é muito especial e acho que combina muito bem com ela. Sempre digo a ela: 'Você vai mudar o mundo, Ab. Você é uma garota única'", disse Jo.

Abi está comemorando seu segundo aniversário no dia em que nasceu
Abi está comemorando seu segundo aniversário no dia em que nasceu
Foto: Jo y Abi / BBC News Brasil

Joe Middleton, de 8 anos ou na verdade 32, tem certeza de que anos bissextos lhe trazem sorte depois de ter vencido algumas competições no passado.

Ele geralmente comemora seu aniversário em 28 de fevereiro, embora diga que normalmente também se estende até 1º de março.

Algo que também acontece na sua conta do Facebook.

"Ele (o Facebook) fica confuso e diz às pessoas que faltam dois dias para meu aniversário", diz Joe. "Ele não sabe onde me colocar. Então recebo mensagens de amigos e familiares nos dois dias porque as pessoas não sabem realmente que dia estou comemorando."

Em vez de perder aniversários, Joe quer que mais gente saiba que pessoas como ele, que nasceram em um ano bissexto, têm o dobro de oportunidades de comemorar e que pertencer a esse clube especial é "uma bênção".

Joe costuma ser parabenizado por dois dias, já que o Facebook fica confuso sobre seu aniversário
Joe costuma ser parabenizado por dois dias, já que o Facebook fica confuso sobre seu aniversário
Foto: Joe Middleton / BBC News Brasil
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade