PUBLICIDADE

Dia 29 de fevereiro e a Astrologia: o que muda em ano bissexto

Será que a data nos afeta realmente? Qual signo de quem nasce dia 29 de fevereiro? Ano bissexto é mais difícil? Saiba tudo

29 fev 2024 - 11h13
(atualizado às 13h56)
Compartilhar
Exibir comentários
29 de fevereiro e a Astrologia
29 de fevereiro e a Astrologia
Foto: Freepik / Personare

Este ano é bissexto, o que significa que teremos mais um dia no mês de fevereiro, e mais um dia durante a temporada de Peixes. Mas qual a relação entre o dia 29 de fevereiro e a Astrologia?

O ano bissexto surgiu da necessidade de contabilizar o tempo e as estações do ano corretamente. O nosso planeta leva aproximadamente 365 dias para dar uma volta completa ao redor do Sol… Aproximadamente!

Sim, porque o cálculo exato é que a Terra leva 365 dias, cinco horas e 48 minutos. Ou seja, 365 dias e quase seis horas.

Como nossos dias duram 24 horas, a gente tem que contabilizar esse terço de dia adicional que a Terra leva em seu movimento de translação em algum momento.

Se não o fizéssemos, a cada quatro anos estaríamos um dia "atrasados" em relação ao início das estações do ano, por exemplo, e estes dias só iriam se acumulando.

Assim, ao longo de 100 anos, estaríamos 75 dias atrasados, com o verão no hemisfério sul começando em outubro. O que impactaria as épocas do ano de plantio e colheita, os tempos de migração dos animais, os rituais religiosos, entre outras coisas.

O que muda o Dia 29 de fevereiro na Astrologia

Essa diferença no calendário também tornaria o uso da Astrologia como recurso para autoconhecimento muito mais difícil.

Isso porque, sem o dia 29 de fevereiro a cada quatro anos, o estabelecimento de padrões entre traços da personalidade e comportamentos através da associação destes aos movimentos dos corpos celestiais muitíssimo mais difícil.

Ano bissexto podem ser mais desafiadores

De forma geral, o ano bissexto pode ser desafiante para qualquer pessoa, porque aumenta demandas com o desapego, a compaixão e a renúncia ao controle.

Dificulta o "aceitar que somos somente parte de um todo muito maior e se deixar orientar pelos sentimentos e pelas percepções que temos instintivamente do que nos rodeia.

O dia 29 de fevereiro traz para todas as pessoas essa energia pisciana adicional. Por isso, pode ser um ótimo dia para combinar uma saída romântica, a luz de velas, com boa comida e boa bebida, num bom restaurante.

Qual signo de quem nasce dia 29 de fevereiro?

Todo mundo que nasce dia 29 de fevereiro é do signo de Peixes. Isso porque o Sol entra em Peixes entre o dia 18 e o dia 22 de fevereiro todos os anos. E o Sol só muda para Áries em torno de 19 a 21 de março.

Portanto, embora a data de início e fim de cada signo possa variar alguns dias a cada ano, quem nasce dia 29 de fevereiro não existe dúvida: sempre vai ser uma pessoa pisciana.

Pisciano de qual decanato?

Pessoas de um mesmo signo são diferentes também por conta do decanato em que nasceram.

Por exemplo, uma pessoa que nasceu no dia 08 de fevereiro pode ser muito diferente de uma que nasceu em 12 de fevereiro, mesmo que as duas sejam do signo de Aquário. Isso se deve aos decanatos dos signos.

No entanto, os últimos 10 dias (aproximados) de fevereiro correspondem aos nascidos no primeiro decanato de Peixes.

Sim, o ano bissexto altera ligeiramente quantos dias corresponderão aos nascidos sob o signo de Peixes, mas isso não faz diferença porque o dia 29 de fevereiro cai sempre no primeiro decanato.

Ou seja, não cai em uma virada de signo. Se o dia adicional fosse contabilizado, por exemplo, na virada de Peixes para Áries (meados de março), seria muito mais problemático.

Mas, do jeito que é feito atualmente, quem nasce em 29 de fevereiro sempre será pisciano do primeiro decanato. Ou seja, seu regente é Netuno e por isso as pessoas piscianas deste decanato são bastante sensíveis e espiritualizados.

Quem nasce em 29 de fevereiro só faz aniversário a cada quatro anos?

Não! Quando calculamos um Mapa Astral natal, queremos saber em que grau e minuto estava cada planeta no céu no momento em que a pessoa nasceu.

Assim, quando preparamos uma Revolução Solar (ou o Mapa Anual), nós, astrólogos, calculamos o mapa para o momento em que o Sol chegará (no céu) ao mesmo grau e minuto em que estava quando a pessoa nasceu.

Quando o Sol chegar naquele ponto, nós "tiramos uma foto" do céu para fazer a leitura das tendências para aquele ano.

Por isso, quando fazemos a Revolução Solar, vemos que todos os anos fazemos aniversário num horário diferente - algumas vezes, até um dia antes ou depois da data de nascimento. Isso se deve ao movimento solar.

E todos os anos o Sol chegará a este ponto, seja ou não um ano bissexto. Então, os nascidos em ano bissexto fazem aniversário todos os anos e, portanto, não têm por que não fazer sua Revolução Solar anualmente.

Como afeta a nossa personalidade nascer num ano bissexto?

A literatura astrológica diz que, embora os piscianos sejam intuitivos, aqueles que nasceram no dia 29 de fevereiro tem habilidade intuitiva muito acima da média, tão forte que pareceria atribuir-lhes quase uma capacidade de leitura da mente.

A experiência também mostra que quem nasce em 29 de fevereiro tem nível de inteligência emocional elevado, o que se fortalece ainda mais ao longo de suas vidas.

O único lado negativo seria que essas pessoas tendem a assumir para si o peso e problemas dos outros com mais frequência, por terem espírito muito caridoso e intuitivo.

O post Dia 29 de fevereiro e a Astrologia: o que muda em ano bissexto apareceu primeiro em Personare.

Marcia Fervienza (info@marciafervienza.com)

- Astróloga há mais de 15 anos e psicóloga, atua como colaboradora em Astrologia para diversas revistas e possui trabalhos publicados em vários países. Oferece atendimentos astrológicos.

Personare
Compartilhar
Publicidade
Publicidade