Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mochila deve ter até 15% do peso da criança ou rodinhas

3 abr 2013 - 07h02
(atualizado às 07h02)
Compartilhar
Exibir comentários

A cena de estudantes com mochilas lindas e descoladas, mas com um peso completamente inapropriado para o seu tamanho, está cada vez mais habitual nas escolas. A culpa é dividida entre pais e professores, por causa da organização do material para cada dia letivo. O preocupante é que, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, entre 60% e 70% dos problemas de coluna na vida adulta surgem na adolescência.

Carregar a mochila por muito tempo pode agravar as lesões
Carregar a mochila por muito tempo pode agravar as lesões
Foto: Shutterstock

Para a conta ficar correta, é preciso fazer a relação entre o peso corporal e o do acessório. “Não há uma idade determinada para começar a usar mochila nas costas. O essencial é que ela tenha entre 10% e 15% do peso da criança, independentemente da sua idade”, explica o coordenador de Interatividade Social da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e ortopedista pediátrico, Miguel Akkari.

Uma das alternativas é a utilização de mochila com rodinhas. O médico ressalta, porém, que esta opção depende das calçadas por onde a criança vai passar. “Esse tipo, por ser levado em apenas um dos braços, requer um terreno plano, para que ela não precise fazer ainda mais força. Subir uma escada seria um transtorno”, diz Akkari.

Uso prolongado e dores

Normalmente, crianças e adolescentes carregam suas mochilas por apenas alguns minutos ao longo do dia. Neste caso, a maior preocupação não é com o peso. “Dificilmente uma criança desenvolverá uma deformidade grave ao usar a mochila por tão pouco tempo. As queixas mais comuns podem ser tratadas apenas com mudança de hábitos”, afirma o ortopedista.

Para colaborar neste processo, os educadores precisam dividir o uso do material escolar em diferentes períodos do ano letivo, para não sobrecarregar os alunos. O papel dos pais, por sua vez, é orientar os filhos e encaminhá-los a um médico caso surja alguma dor ou desconforto. Com este equilíbrio, há mais chances de as crianças não sofrerem na fase adulta.

Mochila ideal

O ideal, além disso, é preferir mochilas com tiras largas e acolchoadas, já que as estreitas causam compressão nos ombros, o que pode restringir a circulação. É aconselhável que a mochila tenha duas tiras para os ombros e uma na região lombar, para distribuir o peso uniformemente. E o acessório deve ser o mais leve possível.

Pais e educadores devem orientar as crianças a usarem sempre ambas as tiras nos ombros para não forçar apenas um lado. Quando ao peso, não pode exceder em 10% a 15% do peso corporal da criança. Uma das formas de garantir o peso correto é organizar a mochila antes de cada aula, transportando apenas o necessário e utilizando todos os seus compartimentos, de modo que os objetos mais pesados fiquem no centro e mais próximo das costas.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade