James Van Der Beek relatou como o câncer mudou seus últimos anos de vida
"Tem sido uma jornada mais longa do que pensei que seria. Eu sabia que era forte, mas não sabia que era tanto. Me sinto bem", afirmou o ator em sua última entrevista
James Van Der Beek morreu nesta quarta-feira (11), aos 48 anos, devido a um câncer colorretal. O ator, conhecido pelo seu papel na série 'Dawson's Creek', recebeu o diagnóstico em 2023 e o revelou ao público em 2024, quando passou a compartilhar como a doença mudou sua vida.
James Van Der Beek revela transformações
Em 2025, durante sua última entrevista, o artista falou mais abertamente sobre a condição, afirmando que, ao descobri-la, decidiu lidar de forma positiva, apesar do receio. "Quando recebi a notícia, pensei: 'Essa vai ser a melhor coisa que já me aconteceu'. Uma voz na minha cabeça disse: 'Você vai fazer mudanças na sua vida que você nunca faria se não recebesse um diagnóstico tão extremo, e isso vai acrescentar anos felizes e saudáveis à sua vida", disse.
Essa escolha, de acordo com James, possibilitou que ele ainda passasse por transformações internas. "Acho que eu nunca soube o que é desacelerar. Não sabia o que era observar tudo que como, tudo que coloco no meu corpo (...) Antes do câncer, eu via lindos momentos como parte de um coletivo. Eu simplesmente tinha consciência de tudo. E agora sou capaz, muito mais, de me concentrar naquele exato momento. Então, a presença é realmente o presente que o câncer me deu", detalhou.
Além disso, o diagnóstico motivou uma maior aproximação com os filhos Olivia, Joshua, Annabel, Emilia, Gwendolyn e o caçula Jeremiah. Segundo o ator, os pequenos não somente o apoiaram com gestos simples, como preparar uma xícara de chá, mas também sentiram de perto os desafios, o que tornou "sua jornada também é a jornada deles".
Foi dessa forma, cercado por familiares e fãs, que James Van Der Beek viveu seus últimos anos. "Tem sido uma jornada mais longa do que eu pensei que seria. Exigiu mais de mim — mais paciência, mais disciplina, mais força do que eu sabia que tinha. Eu sabia que eu era forte, mas não sabia que era tão forte assim. Mas me sinto bem", compartilhou ao programa 'Today', da 'NBC'.