Dieta Portfolio: conheça o plano alimentar que reduz o colesterol
De acordo com especialistas em nutrição, o regime pouco conhecido se mostra tão eficaz quanto os medicamentos usados para regular os níveis de colesterol
Após realizar experimentos com diferentes alimentos, o professor de ciências nutricionais da Universidade de Toronto, David Jenkins, desenvolveu uma dieta capaz de reduzir o colesterol ruim (LDL): a Portfolio. De acordo com o especialista, o regime se mostrou tão eficaz quanto as estatinas, medicamentos que atuam no controle do composto gorduroso.
Dieta para combater o colesterol
Em entrevista ao 'The New York Times', Jenkins explicou que a Portifolio é semelhante ao plano alimentar mediterrânea. Isso porque se baseia no consumo de verduras, frutas, sementes, proteínas de origem vegetal e gorduras saudáveis, como azeite de oliva extravirgem e abacate. Além disso, o regime incentiva a ingestão de nozes e leguminosas.
Entretanto, a dieta do cientista se destaca por focar em produtos à base de soja, como tofu, e alimentos ricos em fibras, em especial a conhecida como viscosa. O composto vegetal, presente na cevada, no quiabo, na berinjela e nas sementes de chia, é o principal responsável por controlar o colesterol. "A fibra viscosa se transforma em uma substância gelatinosa nos intestinos, onde se liga ao LDL para diminuir sua absorção", explicou Andrea Glenn, a professora assistente de nutrição da Universidade de Nova York, para o jornal.
Os ingredientes presentes no regime também combatem a gordura por apresentarem fitosteróis. Segundo os especialistas, com uma estrutura semelhante a do colesterol ruim, a substância natural atua como um substituto, impedindo a sua incorporação pelo organismo. Dessa forma, a Portifolio ajuda a reduzir os níveis de LDL em cerca de 30%. Ademais, previne doenças coronárias, como o infarto, e o acidente vascular cerebral (AVC).
Por isso, a recomendação é consumir diariamente 50 gramas de proteínas vegetais, 45 de nozes e sementes, 45 de gorduras saudáveis, 20 de fibras viscosas e duas de fitosteróis. Entre os alimentos que possuem esse componente estão as frutas e verduras. "Quanto mais comidas saudáveis para o coração e à base de plantas você ingerir, menos espaço terá em sua dieta para aqueles que aumentam o colesterol", orientou Jenkins.