Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Café da manhã pode influenciar a saúde mental; saiba o que evitar

Assim como a falta de descanso adequado, os alimentos consumidos na primeira refeição do dia tendem a impactar o humor e a disposição durante todo o dia

3 fev 2026 - 07h10
Compartilhar
Exibir comentários

No dia a dia, diversos fatores podem influenciar o humor, como a falta de descanso na noite anterior e até a primeira refeição. Quando o assunto é saúde mental, o café da manhã, inclusive, tem um papel relevante: de acordo com especialistas, dependendo dos alimentos presentes à mesa, ele pode aumentar o ânimo ou impactar o foco e a disposição.

Assim como a falta de descanso adequado, os alimentos consumidos no café da manhã tende a impactar o humor e a disposição durante todo o dia
Assim como a falta de descanso adequado, os alimentos consumidos no café da manhã tende a impactar o humor e a disposição durante todo o dia
Foto: Getty Images Pro/Merinka / Bons Fluidos

Ingredientes para evitar no café da manhã

O cardápio matinal, em muitas casas, costuma incluir comidas que, mesmo de forma discreta, apresentam açúcar. O problema é que essa substância eleva a glicose rapidamente, gerando um pico de energia. A empolgação, no entanto, também passa de forma repentina. Como consequência, cerca de 20 minutos depois, quando os níveis do componente no sangue voltam a cair, a sensação de cansaço retorna e as pessoas tendem a sentir desanimados.

No caso das crianças, o consumo de alimentos açucarados logo após acordar pode ocasionar maior dificuldade de concentração. Em geral, os efeitos surgem em menos de uma hora, período em que o açúcar é processado pelo pâncreas e passa a agir no cérebro. Por isso, profissionais de saúde recomendam evitar ingerir bolos e cereais no café da manhã.

Outro alimento contraindicado é a aveia. Isso porque, apesar de popular pela praticidade e riqueza em fibras, o produto costuma conter açúcar adicionado. Uma porção pequena pela manhã, portanto, pode aumentar a possibilidade de episódios de distração e mau humor. O impacto, segundo especialistas, pode ser ainda maior se esses alimentos forem combinados com cafeína, pois a substância também promove ânimo, mas de forma temporária.

Estudos ainda mostram que produtos industrializados, como pão de forma e iogurtes, apresentam ação semelhante, influenciando o estado emocional mesmo horas após o consumo. Frutas, ovos e sementes, como a chia, por outro lado, fornecem os nutrientes necessários para enfrentar a rotina com mais disposição, além de garantir maior saciedade.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Revista Bons Fluidos (@bonsfluidos)

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade