Consumir canela todos os dias traz benefícios à saúde; veja quais
Para fortalecer o cérebro, o coração e a imunidade, a recomendação é ingerir até uma colher de chá por dia, seja como complemento em bebidas ou combinada com frutas
Os médicos afirmam, e é verdade: a alimentação é um dos pilares de uma vida saudável. Alguns ingredientes, inclusive, devem estar presentes no prato todos os dias. Um exemplo é a canela. Enquanto muitos não gostam, outros sempre a procuram na hora do docinho. O fato é que o consumo diário pode trazer diversos benefícios à saúde, favorecendo desde o coração até o cérebro e o sistema imunológico.
Por que você deve ingerir canela diariamente
De acordo com especialistas do centro médico acadêmico Cleveland Clinic, o principal potencial do ingrediente está no equilíbrio dos níveis de glicose no sangue. Eles explicam que esse efeito, que se prolonga durante todo o dia, ajuda a manter a energia e a concentração. Além disso, contribui para a preservação da memória.
O caráter antioxidante da canela também auxilia no foco e na proteção dos neurônios. Isso ocorre porque suas substâncias ajudam a impedir danos às estruturas cerebrais. Dessa forma, previnem o envelhecimento precoce do sistema nervoso e o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. Além disso, a defesa das células contra os radicais livres contribui para o fortalecimento da imunidade.
Outro benefício está associado às propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, que auxiliam no combate a infecções, especialmente as causadas por bactérias, favorecendo principalmente a saúde intestinal. A redução de inflamações crônicas também ajuda a evitar impactos em diferentes sistemas do organismo, com destaque para o cardiovascular. Segundo estudos, o coração é beneficiado pelo controle da pressão arterial.
Por isso, a recomendação de profissionais é consumir até uma colher de chá por dia. O ingrediente pode ser incluído na dieta como adoçante de chás ou como complemento em bebidas, como leite e café. Também pode ser combinado com frutas, cereais, pães ou iogurte, sem ultrapassar a indicação diária.