Bater em crianças pode torná-las pessoas agressivas
- Patricia Zwipp
Partir para a agressão física e verbal não é a melhor opção na hora de disciplinar os filhos. Segundo o jornal Daily Mail, uma revisão em mais de 20 anos de pesquisas sobre o tema mostrou que bater e gritar com as crianças são atitudes que podem torná-las adultos agressivos.
"Praticamente sem exceção, esses estudos mostraram que a punição física foi associada a maiores níveis de agressão contra os pais, irmãos, colegas e cônjuges", disseram os cientistas Joan Durrant, da Universidade de Manitoba, e Ron Ensom, do Hospital infantil de Ontário Oriental
, ambos no Canadá.
A equipe ressaltou ainda um estudo, com 500 famílias, que concluiu que as crianças se mostraram menos propensas a desafiar adultos quando os pais eram treinados para parar de castigá-las fisicamente. Outro levantamento descobriu que levantar a mão a um pequeno aumenta as chances de desenvolver problemas de saúde mental, como depressão.
Para solucionar o problema, os autores afirmaram que os médicos devem ajudar os pais a aprender formas não-violentas e mais eficazes para exercer a disciplina familiar. Entre as técnicas está estabelecer regras e explicar porque são usadas, além de ignorar a bagunça por 10 segundos antes de redirecionar o comportamento da garotada.