PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Comer menos ajuda a viver mais? Veja o que diz estudo

Será que colocar menos comida no prato ajuda a viver mais? Cientistas realizaram anos de pesquisa para descobrir esta resposta, seja com macacos, ratos e humanos; entenda mais

1 mai 2024 - 21h57
Compartilhar
Exibir comentários

Fazer jejum intermitente está em alta, principalmente no mundo das influenciadoras digitais. Porém, quais serão os benefícios desta prática? Há rumores de que ele ajuda alguém a viver mais por comer menos e os pesquisadores estão estudando. Sendo assim, juntamos o que se sabe até agora para você ficar por dentro.

Comer menos ajuda a viver mais? Entenda
Comer menos ajuda a viver mais? Entenda
Foto: Andrea Rankovic / Freepik / Bons Fluidos

De onde surgiu a teoria?

Primeiramente, foram com os ratos, pois eles têm maior resistência a toxinas com a restrição calórica, segundo o professor de fisiologia celular, James Nelson. A segunda explicação do professor associado de medicina, Kim Huffman, é de que o metabolismo humano diminui quando se come mesmo. Portanto, gastando menos energia, o corpo viverá mais. Já a terceira é que pesquisas apontam que o corpo teria que depender de fontes de energia além da glicose, e isso causaria o consumo de partes disfuncionais das células, as ajudando a funcionar melhor e reduzir o risco de várias doenças relacionadas à idade.

O que realmente acontece?

Em 2009 e 2012, especialistas publicaram um estudo com macacos que durou 20 e lá descobriram que não importa quanto tempo gasta-se comendo todos os dias, já que apenas um grupo de animais viveu mais e teve menores taxas de doenças ligadas ao envelhecimento.

Mais tarde, foram feitos diversos outros estudos com pessoas. Tentaram de tudo, desde diminuir a restrição calórica de 25 a 40 por cento, variedade de horários de jejum, mas tudo levou ao mesmo resultado: sem conclusão. Inclusive, um estudo mostrou o contrário. Evidências apontam que pessoas com maior peso que têm menos risco de morte, e a hipótese é de que, com IMCs maiores têm mais músculos e a proteção ser maior.

Comer menos ajuda a viver mais?

Resumidamente, os estudos sobre longevidade ainda são escassos e difíceis de serem realizados, pois levam muito tempo. Então chegamos à nossa pergunta: comer menos ajuda a viver mais? E a resposta é que seja bem provável que ficar muito tempo sem comer ou ingerir pequenas quantidades só te leve a ter mais fome mesmo.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Publicidade