Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cidade brasileira que têm o dobro de pessoas por M² do que Hong Kong é chamada de Formigueiro Humano: "pior que a cidade dos apartamentos caixão"

Com tanta gente em tão pouco espaço, a vida nessa cidade mostra os desafios e curiosidades de morar no "formigueiro humano".

23 out 2025 - 16h54
(atualizado em 23/10/2025 às 16h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Conheça a cidade que concentra 13.416,81 habitantes por quilômetro quadrado. /
Conheça a cidade que concentra 13.416,81 habitantes por quilômetro quadrado. /
Foto: @Unsplash / Minha Vida

Quem vê o ritmo acelerado das grandes cidades brasileiras talvez nem imagine que o município maior população do Brasil está bem perto da capital paulista. 

Taboão da Serra, localizada a oeste de São Paulo, concentra 13.416,81 habitantes por quilômetro quadrado, segundo o Censo 2022 do IBGE. Para ter uma ideia, é o dobro da densidade de Hong Kong, uma das regiões mais populosas do mundo.

O apelido de "formigueiro humano" não surgiu à toa. Em um território de apenas 20,3 km² totalmente urbanizados, vivem mais de 273 mil pessoas - um número que ajuda a ilustrar o tamanho do desafio urbano enfrentado por quem mora ali.

Leia mais: Em meio ao colapso da taxa de natalidade, a China tomou uma decisão radical: suspender as adoções estrangeiras

Um território totalmente ocupado

Taboão da Serra é o retrato do crescimento rápido e intenso das cidades da Grande São Paulo. Com grau de urbanização de 100%, não existem mais áreas livres de grande porte nem terrenos disponíveis para novos empreendimentos horizontais.

A proximidade com a capital foi o principal fator de crescimento. Durante décadas, Taboão atraiu paulistanos em busca de imóveis mais acessíveis, mas ainda próximos dos centros de trabalho e serviços. Esse movimento populacional fez o município crescer de forma compacta  e, hoje, quase não tem espaço livre.

Expansão vertical e desafios urbanos

...

Veja mais

Veja também

Nem meditação, nem remédio: esse simples exercício de respiração diminui os níveis de ansiedade em minutos

Nem lírio-da-paz, nem zamioculca: esta é a planta que mais traz prosperidade para a sua casa

Segundo o psicólogo Fernando Azor, "é preciso aprender a diminuir o nível de alerta do cérebro" para reduzir a ansiedade

Quando estou com dor de cabeça, não tomo remédio — escuto meu primeiro CD da infância

5 "suplementos" naturais contra depressão e ansiedade que você deve tomar todo dia

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade