Cérebro estragado? Esse novo distúrbio mental é causado por ver muito conteúdo fútil na internet
Ficar muito tempo no celular vendo conteúdos fúteis pode ser uma forma de relaxar, mas acaba causando sérios problemas para a saúde do cérebro.
Você já se pegou rolando o feed sem parar, assistindo vídeos, memes e outros conteúdos nas redes sociais, e nem percebeu que passou horas fazendo isso? Se sim, saiba que você não está sozinho.
Estamos sendo constantemente bombardeados por uma avalanche de informações, muitas delas irrelevantes, o que pode causar um grande impacto na nossa saúde mental, gerando um novo distúrbio que, segundo pesquisadores, é chamado de "Brainrot", que significa "podridão cerebral".
O MinhaVida conversou com a psicóloga Sirlene Ferreira para entender melhor esse fenômeno, seus sintomas e como podemos proteger a nossa mente em meio a tanta distração virtual.
O que é o distúrbio Brainrot, também conhecido como "podridão cerebral"
De acordo com a psicóloga, Brainrot, traduzido para o português como "podridão cerebral", é um termo que descreve o consumo excessivo de conteúdo inútil, ou seja, conteúdos que não contribuem para o enriquecimento pessoal ou intelectual.
"Muitas pessoas passam horas na internet e nas redes sociais consumindo materiais fúteis, como fofocas, mentiras, memes e entretenimento sem valor informativo. Esse comportamento pode levar a um estado de distração constante e falta de foco", explicou Sirlene.
Leia mais: Redes sociais podem estar relacionadas a aumento da taxa de suicídio entre jovens, diz estudo
Entenda os sintomas do distúrbio Brainrot
...
Veja também
Passando tempo demais no celular? 4 truques que podem te ajudar a diminuir o tempo de tela
Esquizofrenia: sintomas iniciais que indicam procura de um médico
Perigos das redes sociais: sinais de dependência e como diminuir uso
Não consegue ficar longe do celular? Saiba se você tem nomofobia!