Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Niemeyer inventou a casa tipicamente brasileira

Compartilhar
Exibir comentários

Oscar Niemeyer, que faleceu no último dia 05, aos 104 anos, é reconhecido mundialmente por suas grandes obras públicas, que hoje estão espalhadas por diferentes países. Mas sua produção não se resume a isso. Apesar de menos conhecidos, seus projetos residenciais foram os primeiros a conceber casas especificamente para a realidade brasileira.

Oscar Niemeyer desenhou seu próprio lar, a Casa das Canoas, no Rio de Janeiro, que é um exemplo da brasilidade de seus projetos residenciais, preocupados em criar espaços lúdicos e valorizar a natureza e uma boa ventilação
Oscar Niemeyer desenhou seu próprio lar, a Casa das Canoas, no Rio de Janeiro, que é um exemplo da brasilidade de seus projetos residenciais, preocupados em criar espaços lúdicos e valorizar a natureza e uma boa ventilação
Foto: Flickr.com

“Ele criou essa cara de Brasil na arquitetura. Com ele, passamos a ter casas tropicais, com espaços lúdicos, arejadas, com grandes pátios”, afirma a também arquiteta Marlene Acayaba, que hoje se dedica a estudar os projetos residenciais do criador de Brasília. Até o início da década de 1940, quando Niemeyer realizou seus primeiros projetos, grande parte do que era feito no País tinha uma forte influência europeia, mas ele fez parte de uma geração que inovou na arquitetura brasileira. “Ele era um grande amante do estilo colonial, mas pensou outras formas”, diz Acayaba.

De acordo com a pesquisadora, fazer casas era como um hobby para ele, que costumava projetar residências para amigos e clientes próximos. Não à toa, é muito difícil hoje encontrar obras residenciais de Niemeyer catalogadas ou publicadas. Mesmo em seus livros, são poucas as menções a esse tipo de trabalho.

Um dos grandes exemplos dessa maneira diferente e irreverente de fazer casas é o projeto que ele fez para o amigo Darcy Ribeiro. A casa, que fica no município de Maricá (RJ), tem o formato de uma ferradura, para garantir uma boa circulação de ar que mantém o imóvel sempre arejado. Durante a noite, quando a temperatura cai, é só fechar as portas, mantendo a casa fresca e confortável.

A preocupação em dialogar com o entorno e valorizar as belezas da natureza tropical também aparecem na casa que o arquiteto projetou para si mesmo: voltada para a piscina e com muita área verde, a Casa das Canoas, no Rio de Janeiro, é um grande exemplo do uso de curvas em projetos residenciais.

Essa visão diferenciada influenciou e segue influenciando muita gente. “Antes dele, a arquitetura se baseava em forma e função – sendo que uma forma tinha sempre que ter uma função. Então, veio ele e pensou ‘mas a beleza também é uma função’ e transformou a arquitetura numa obra de arte”, afirma Acabaya. Ela convive diariamente um dos maiores exemplos dessa influência: a casa onde mora, batizada de residência Milan, que foi criada por seu marido, o arquiteto Marcos Acayaba. “Ele cresceu vendo as obras de Niemeyer, e se inspirou nele para criar a residência Milan”.

Além de todas essas características, Niemeyer é um grande exemplo para todos pela sua maneira de pensar o espaço. “A gente fica com essa liberdade de lidar com o espaço, porque ele o interpretou de um jeito diferente. Ele mudou a compreensão espacial da arquitetura”, explica o arquiteto Marco Artigas. Para o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, José Armênio de Brito Cruz, “ele criou um conceito de cidade compacta, onde as pessoas podem viver juntas, independente da classe social – é isso que a gente vê no Copan”.

Um designer chamado Oscar

Obras públicas, prédios, casas. Esses são alguns dos destaques da obra de Oscar Niemeyer, mas ele também se aventurou pelo mundo do design, criando uma série de móveis, principalmente durante os anos 70. Na época da criação de Brasília, ele desenhou os móveis do então presidente Juscelino Kubitschek. Veja na galeria algumas das peças criadas pelo maior arquiteto brasileiro de todos os tempos.

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade