Feng shui: 6 tipos de entulho que travam as energias positivas
De acordo com o feng shui, até presentes que não despertam emoções saudáveis devem ser descartados.
Guardar coisas desnecessárias em casa corta o fluxo benéfico das vibrações; confira se você armazena entulhos
O feng shui é muito didático ao condenar a bagunça dentro de casa. Para os adeptos dessa filosofia chinesa, que ensina a harmonizar os ambientes, objetos, equipamentos e acessórios que atravancam cômodos, dificultam a circulação e atrapalham a organização visual precisam ser removidos o quanto antes da residência.
O problema é que nem sempre as pessoas se dão conta de que vêm armazenando itens inúteis em casa. Isso porque, muitos desses itens acabam esquecidos no fundo do armário e em espaços pouco visitados: o canto da garagem, as prateleiras superiores da despensa, o quartinho da bagunça… "A vida está em constante mudança. Por isso, quando alguma coisa ingressar em sua vida, desfrute-a, utilize-a bem e, quando chegar a hora, deixe-a ir", diz Karen Kingston, autora de Arrume sua bagunça com feng shui (Pensamento).
Ela reforça que as pessoas não devem se apegar a objetos que perderam a utilidade, uma vez que são apenas "guardiões temporários" deles. "Tudo o que é material é apenas energia em transição", ensina. A seguir, confira seis tipos de entulho que podem estar ocupando espaços nobres na sua morada e, dessa forma, prejudicando o trânsito das energias:
1 - Equipamentos obsoletos de lazer
Jogos antigos, itens de esportes que não são mais praticados e materiais de um hobby que ficou no passado precisam sair da sua casa rapidamente. Portanto, procure entidades assistenciais e questione sobre a utilidade dos seus pertences: eles podem ser aproveitados, por exemplo, em projetos sociais. Que tal vender os jogos de tabuleiro em bom estado de conservação a colecionadores?
2 - Itens antigos de áudio
A tecnologia mudou e seus alto-falantes pertecem a um sistema de som já superado? Visite uma feira de antiguidades e sonde o interesse dos expositores. Se não tiver sucesso, a dica é encaminhar esses itens para um centro de materiais recicláveis. Vale o mesmo para aparelhos de celular antiquados.
3 - Acessórios estéticos ultrapassados
Sabe aqueles massageadores que pareciam sensacionais no momento da compra, mas que acabaram encostados na sua casa? Eles devem ser repasados o quanto antes! Vale o mesmo para secadores e modeladores de cabelo que você acabou substituindo por equipamentos mais modernos.
4 - Excesso de utensílios de cozinha
Dê um passeio pela sua cozinha, abra os armários, inspecione os gabinetes. Quantos escorregadores de macarrão você tem? E suportes para queijo? Bandejas e jarras? Copos e potes? Se a sua cozinha reúne um número expressivo de peças repetidas, é hora de fazer uma doação.
5 - Ferramentas de jardim com avarias
Observe o local onde você armazena ferramentas de jardim e faça uma avaliação criteriosa. Se encontrar cortadores de grama, tesouras, pás, ancinhos e enxadas com ferrugem, descarte-os. Vasos lascados ou trincados também precisam sair da sua residência logo, uma vez que avarias, segundo o feng shui, perturbam o fluxo energético.
6 - Presentes indesejados
Ainda que as pessoas que a(o) tenham presenteado sejam próximas, não vale a pena manter esses objetos no seu lar caso eles não estejam alinhados com as suas preferências ou necessidades. Isso porque, as energias conflitantes que os presentes indesejados emanam são negativas para o astral da sua morada. "Você pode apreciar o fato de receber um presente, sem ser obrigado a mantê-lo consigo", endossa a consultora. Assim, o mais adequado é repassar os presentes que nunca a(o) agradaram: certamente, eles serão úteis para alguém.