2 eventos ao vivo

Obras de arte dão colorido a apartamento com cara de casa

  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

No apartamento de 170m² no bairro de Perdizes moram três amantes da arte. O desejo da proprietária, uma psiquiatra descolada com dois filhos, era deixar o apê com cara de casa: amplo, colorido e divertido.

A varanda, por exemplo, imitou um quintal, com plantas em um jardim vertical, churrasqueira e uma grande mesa de madeira de demolição para refeições quase ao ar livre. “A varanda é a parte mais usada da casa. Seja para receber os amigos ou como área de leitura”, diz a arquiteta Fernanda Lovisaro, do escritório Lovisaro Arquitetura e Design, de São Paulo.

No lado de dentro, não sobrou nada da decoração antiga. As paredes foram quebradas e os ambientes, ocupados com elementos bem condizentes com o estilo jovial da família. A ideia foi usar muita cor e fazer um jogo constante entre o moderno e o retrô­­,­ daí os vários móveis restaurados ou com cara de antigo. Característica marcante do gosto dos moradores e do espaço, as obras de arte estão por todo lado: o grafite do hall do elevador, os quadros e esculturas da sala de estar ­̶̶̶ até na cozinha os murais aparecem. “A única exigência foi que abusássemos das obras de arte, já que a proprietária e toda sua família são grandes apreciadores de arte.”

As salas de jantar e estar são integradas (e separadas) por uma estante. O tapete exerce um papel importante na integração dos ambientes e mostra quanto os projetos das irmãs Lovisaro são baseados nas cores (Fernanda assina o projeto com sua irmã, a designer Carolina). “O tapete é a peça chave, porque faz a ligação da entrada ao grande living. Essa ligação está presente tanto nas cores como no direcionamento do caminho”, esclarece Fernanda. E completa: “Costumamos usar um mix de cores usando degradê, ton sur ton, assim não há erro. Ou seja, se você usou azul, brinque com a paleta de cores deste tom para fazer um mix mais complexo.”

A repaginação também atendeu as necessidades do cotidiano da família. Os quatro quartos se converteram em dois amplos dormitórios. A sala de TV foi dividida em dois cômodos: o escritório e a despensa, cuja entrada se dá pela lateral da geladeira, protegida por um grande nicho de laca azul, repetido em outros móveis da cozinha e até nas cadeiras da varanda.

 

Veja também:

Fonte: PrimaPagina Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade