PUBLICIDADE

Cômodo sem janela: como resolver a falta de iluminação natural

Descubra como resolver a sensação de desconforto em ambientes fechados

28 dez 2023 - 06h10
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Visual Electric

Contar com ambientes sem janela em casa é uma realidade de muitas pessoas. Quando o espaço é fechado, a principal preocupação é a pouca iluminação, principalmente em locais de estudo e trabalho. Os ambientes fechados geram uma sensação de desconforto, por isso a luz deve ser distribuída adequadamente. A boa notícia é que existem soluções para resolver esse problema. 

“Em ambientes fechados sem iluminação natural, a luz artificial será usada mesmo durante o dia. Por isso, um bom projeto luminotécnico pode ajudar a resolver essa questão. Uma boa opção é investir em luzes fixas no teto, além de arandelas de parede e lâmpadas de chão. Além de ocuparem pouco espaço, podem ser colocadas em locais estratégicos e compensam a falta de iluminação externa”, explica Priscila Pavan, supervisora comercial de iluminação da Andra Materiais Elétricos e Iluminação. 

A luz indireta vai iluminar o teto e ajudar a minimizar a sensação de desconforto. A especialista elenca 6 dicas para iluminar um cômodo sem janela. 

Luzes de LED deixam o espaço mais confortável

"Lâmpadas fluorescentes nem pensar! Além de consumirem mais energia, não iluminam bem o espaço, por isso, a melhor opção é a de LED, que proporciona a mesma sensação solar para o cômodo. A instalação pode ser feita na parede ou no teto, com até 9 metros de altura", diz ela. 

Segundo Priscila, o ideal é utilizar luminárias difusas – que iluminam todo o ambiente, sem foco, e luminárias de mesa ou de chão para complementar. 

Já as luminárias com foco, como os spots de LED, permitem destacar um ponto específico do cômodo e adequar a luz conforme a necessidade, como mesa de trabalho. Não é recomendado usar esse tipo de iluminação foco para locais de descanso, perto da cabeceira de cama, pois o excesso de luz pode incomodar. 

Iluminação estratégica em diferentes pontos

Para garantir uma iluminação completa em um cômodo sem janela, é importante considerar a temperatura de cor da lâmpada. As de LED oferecem uma variedade de intensidade, tamanhos e cores, além de ser uma opção econômica e de alta durabilidade. 

“O erro de muitas pessoas é instalar apenas lâmpadas brancas no cômodo, porém, apesar de serem mais intensas, podem deixar o ambiente sem vida. O ideal é intercalar entre as lâmpadas brancas e de tons âmbar, para criar um ambiente mais acolhedor”, diz Priscila. 

Claraboias 

"As claraboias também são uma ótima solução para resolver o problema de falta de iluminação em quartos sem janela. É possível criar aberturas que proporcionam a entrada de luz natural no ambiente. Funciona como se fosse uma janela. Também deixam o ambiente mais amplo."

Aposte em espaços integrados

A abertura para outro ambiente aumenta a ventilação e iluminação naturais do espaço, com portas de correr e cortinas para isolar o dormitório quando necessário, ou cobogós e painéis vazados, que garantem uma boa passagem de luz. 

Dá para dividir o quarto com o escritório, por exemplo. Isso acontece em quitinetes e apartamentos muito pequenos. Além de iluminar e ventilar o espaço por completo, valoriza o layout do imóvel. Outra opção é instalar paredes de vidro laminado ou temperado, o mesmo usado em portas, pois são mais resistentes a impactos.

Decore o ambiente com cores claras 

"O branco e outras tonalidades mais claras ajudam a difundir a iluminação do ambiente e aumentar a sensação de conforto no espaço. Por isso, essas cores são muito bem-vindas em cômodos sem janela. Para contrastar, utilize móveis com tons terrosos e quentes para deixar o ambiente mais aconchegante", finaliza Priscila. 

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade