0

Confira dicas para dispor livros na sala ou no escritório

Nos imóveis menores, tão comuns hoje em dia, raramente se tem um cômodo exclusivo para guardar muitos volumes. O jeito, então, é adaptar escritório ou sala

  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Em casas e apartamentos menores, cada vez mais comuns, é difícil reservar um cômodo exclusivamente para a biblioteca. Os livros, então, acabam sendo empilhados ou enfileirados onde cabem: numa parede divisória entre sala de jantar e estar, embaixo da escada, em quinas das paredes ou até em prateleiras que formam molduras de uma janela.

A localização da biblioteca depende da quantidade de livros e do tamanho do imóvel. Num escritório projetado pelo arquiteto Lisandro Piloni, ela acabou no corredor. “Era um pouco mais largo que o comum, e a estante para livros não precisa ser tão profunda. Então, foram feitas duas paredes de nichos para guardá-los.” Assim, foi possível guardar com cuidado a coleção de muitos volumes do cliente, que é advogado.

A organização dos exemplares varia de acordo com o freguês. “O advogado organizou por autor e edição, mas tive cliente que organizou por obras lidas e não lidas. Depende do perfil: se usa a biblioteca para fins profissionais ou pessoais, se a família compartilha a mesma biblioteca...”

Com a localização definida, é hora de pensar nos móveis. Numa biblioteca tradicional, um sofá ou uma poltrona firme são presença infalível. Mas quando o conceito tem de ser aplicado à realidade, é preciso fazer adaptações. Se a biblioteca ocupa um canto da sala de estar, é possível encaixar uma poltrona para uma leitura mais concentrada ou ir direto para o sofá para uma leitura mais largada. Uma boa iluminação é imprescindível, por isso, vale investir em luminárias ou luzes embutidas.

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
Fonte: PrimaPagina Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade