Bell Marques passa mal durante corrida; confira dicas para correr com segurança
Em comunicado, a assessoria do cantor explicou que a indisposição foi "causada por uma queda de glicemia, decorrente do esforço físico intenso em jejum"
Na manhã desta sexta-feira (15), Bell Marques passou mal enquanto participava de uma prova de corrida na Avenida Beira Mar, em Fortaleza. O cantor precisou de auxílio de outros corredores para se recuperar e chegou a receber atendimento médico.
Bell Marques se pronuncia
Pouco depois do incidente no evento, por meio das redes sociais, o artista deu atualizações sobre seu estado de saúde e explicou o motivo do mal-estar. "Me recuperando. Saí cedo demais, comi um negócio e fiquei me sentindo mal. O estômago ficou ruim. Mas deu tudo certo. A corrida foi linda e eu estou aqui. Já estou indo para o palco de novo. Essas coisas acontecem", disse Marques.
A assessoria do cantor também se pronunciou, explicando que a indisposição foi "causada por uma queda de glicemia, decorrente do esforço físico intenso em jejum". Já nesta tarde, após se sentir melhor, Marques retornou ao palco da Corrida 100% Você, evento organizado por uma empresa do cantor, responsável por promover eventos esportivos pelo Brasil. O episódio, no entanto, reacendeu a discussão sobre a preparação adequada para corridas. Confira algumas dicas:
Orientações para preservar a saúde de corredores
Como mostrou o caso de Bell Marques, a alimentação é um dos principais fatores de atenção antes de praticar atividades físicas. De acordo com especialistas, os cuidados com a dieta devem começar uma semana antes do evento, evitando comidas inflamatórias e que possam impactar o funcionamento do fígado, como doces e álcool.
É necessário seguir essa restrição, principalmente, durante as 24 horas antecedentes. Nesse período, fibras e proteínas também devem ser retiradas do cardápio. A recomendação, então, é investir em um prato leve, de fácil digestão e rico em carboidratos bons, como pão, batata e arroz.
"A alimentação na véspera e no dia da prova é que vai determinar a performance do atleta para finalizar com energia e disposição", apontou a nutricionista Talitha Costa, em entrevista ao jornal 'O Tempo'.
Além disso, nos dias anteriores à corrida, é importante reduzir a intensidade dos exercícios, intensificar a hidratação e melhorar a qualidade do sono. "A preparação para uma prova começa muito antes da largada. É preciso planejar os treinos com antecedência, respeitando o tempo necessário para adaptação fisiológica", ressaltou o treinador Rodrigo Lobo, ao site das Olimpíadas.