Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre José Henrique Germann, médico e ex-secretário da Saúde de São Paulo

Germann ocupou o cargo no início da pandemia e também exerceu funções de gestão no Hospital Albert Einstein e Sírio Libanês

11 jan 2026 - 19h21
Compartilhar
Exibir comentários

Ex-secretário de Estado da Saúde de São Paulo, o médico José Henrique Germann Ferreira morreu no sábado, 10, aos 77 anos. A causa da morte não foi informada.

Germann comandou a pasta nos primeiros meses da pandemia de covid-19, em 2020. Tinha assumido o cargo em janeiro de 2019, sendo responsável por implantar no Estado o programa Corujão da Saúde (iniciativa para reduzir filas de espera no SUS nos municípios paulistas, oferecendo atendimento em horários estendidos).

José Henrique Germann Ferreira em 2019; ex-secretário de Saúde morreu neste sábado, 10
José Henrique Germann Ferreira em 2019; ex-secretário de Saúde morreu neste sábado, 10
Foto: Marco A.Cardelino/Alesp/Divulgação / Estadão

Após relatar problemas de saúde, ele foi substituído no cargo pelo infectologista Jean Gorinchteyn, do Hospital Emílio Ribas, em julho de 2020.

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) manifestou em nota "profundo pesar" pela morte, ressaltando a contribuição do médico à saúde pública. A entidade expressou condolências à família, amigos e colegas.

O ex-governador João Doria também prestou homenagem ao ex-secretário, que definiu como "médico respeitado e gestor público de alta qualidade".

"Germann prestou relevantes serviços à saúde pública no estado de São Paulo. Meus sentimentos aos familiares, amigos e a todos que tiveram o privilégio de conviver com ele", escreveu.

View this post on Instagram

Formado pela USP, Germann fez residência e mestrado em Administração Hospitalar e Saúde, doutorado Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública da USP e MBA na Business School for the World (Insead).

Foi diretor superintendente do Hospital Albert Einstein e diretor-adjunto do Hospital Sírio Libanês, além de supervisionar o programa de residência médica em Administração Hospitalar da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade