PUBLICIDADE

Cremes faciais não podem ser aplicados na área dos olhos

20 mar 2014 - 07h09
(atualizado às 07h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Pele mais sensível do corpo, a região dos olhos necessita diariamente de um ritual de beleza à base de cremes especiais, que não podem ser os mesmos aplicados no restante do rosto. Isso porque, para ter efeito, o cosmético precisa conter substâncias que beneficiem sua estrutura específica com espessura fina e bastante vascularizada, sujeita à pigmentação e ao surgimento de linhas finas ou até mesmo de rugas que podem se tornar evidentes com o passar dos anos.

Diferentemente dos produtos faciais, as formulações para a área dos olhos são desenvolvidas com ingredientes tensores capazes de melhorar a aparência dos vincos finos e clarear o componente do sangue que se instala nessa parte da pele, chamado hemossiderina. “Cremes para as pálpebras, por exemplo, são responsáveis por manter a pele hidratada, deixar as rugas menos perceptíveis e preservar a elasticidade do tecido cutâneo”, afirma Cristiane Braga Lopes Kanashiro, médica especialista em Dermatologia, Medicina Estética e Medicina Preventiva da Clínica Due, de São Paulo.

Em relação ao uso do cosmético, o ideal é que ele ocorra duas vezes ao dia, na parte da manhã e no período noturno. Para a correta aplicação, recomenda-se tomar como base os movimentos da drenagem linfática facial, que facilitam a absorção e ainda melhoram a qualidade da pele. “O ritual deve começar com movimentos na pálpebra superior, que vão do canto interno para o externo, e seguir para a pálpebra inferior com manobras inversas, ou seja, do canto externo para o interno”, ensina. 

Uma dica para preservar a aparência jovem e saudável é iniciar o uso de cremes específicos a partir dos 25 anos de idade, mas vale lembrar que as substâncias utilizadas nas formulações também são particulares e podem variar de acordo com a faixa etária de cada mulher. Por isso, é válido consultar um dermatologista para receber a indicação individualizada. 

Reaproveitamento dos cremes faciais

Hábito bastante comum do brasileiro, usar cremes faciais para tratar a região dos olhos é algo que pode comprometer em cheio a aparência e, principalmente, a saúde da cútis. “Se eles forem usados na área das pálpebras, podem causar descamação, vermelhidão ou coceira”, finaliza Cristiane.  

Fonte: Agência Hélice
Compartilhar
Publicidade
Publicidade