PUBLICIDADE

Cicatrizante, nanopartícula de prata é aplicada em curativos

26 out 2012 - 07h49
(atualizado às 07h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Queimaduras, arranhões e feridas na pele a deixam sensível e vulnerável às bactérias, isso porque a barreira protetora é perdida e esses micro-organismos se aproveitam para proliferar e diminuir a chance de recuperação da cútis. O que pouca gente sabe, contudo, é que a solução para o problema pode ser encontrada na prata, mais precisamente nas suas nanopartículas, que possuem ação cicatrizante e ainda impedem infecções.

Nanopartículas de prata possuem ação cicatrizante e ainda impedem infecções provocadas pela proliferação das bactérias
Nanopartículas de prata possuem ação cicatrizante e ainda impedem infecções provocadas pela proliferação das bactérias
Foto: Shutterstock

A prata que é reconhecida medicinalmente por suas propriedades antimicrobianas, quando transformada em nanopartículas (nano faz referência à escala da ordem de uma mil milionésima parte de um metro), tem nível de contato maior sobre a pele e suas propriedades são infinitamente aumentadas. Todos esses benefícios são utilizados na forma de curativos que possuem ação desinfetante e regeneradora, fazendo com que a ferida cicatrize mais rapidamente.

Outro aspecto importante dos curativos compostos por nanopartículas se dá por conta da boa aparência das lesões. Após tratada, a área atingida fica mais saudável e próxima do que era anteriormente à lesão. Essa ação acontece porque a prata destrói mais de 650 organismos que provocam doenças. Além disso, o uso dessas nanopartículas também pode ser visto em artigos de higiene pessoal que atuam diretamente com função antisséptica, protegendo o corpo diariamente.

“Essas pequenas partículas podem penetrar pelas membranas celulares sem ocasionar danos ao organismo, facilitando ainda mais a cicatrização”, afirma João Roberto Antônio, dermatologista da clínica Pelle Dermatologia, especialista em nanotecnologia e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Benefícios comprovados

Segundo estudo realizado pela Universidade de Hong Kong, em 2006, os curativos formulados com nanopartículas de prata diminuem o tempo de cicatrização em até 25%, têm maior efetividade no controle da presença de micro-organismos nas feridas e, ainda, ajudam a controlar o processo inflamatório.

Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade