Veja 7 maneiras de manter a pele bonita de dentro para fora
Existem muitos fatores que influenciam a saúde da sua pele: a luz solar e o tabagismo são os dois maiores. Mas enquanto usar protetor solar todos os dias e diminuir os cigarros podem trazer maravilhas para sua aparência, o maior inimigo da pele está no estresse e nas preocupações que povoam a mente dia após dia, segundo reportagem do jornal Huffington Post.
Você provavelmente sabe como cuidar da sua pele por fora, mas é importante lembrar que para ter uma cútis mais vibrante e saudável você também deve nutrir-se de dentro para fora. Alguns hábitos podem ser bons aliados de sua saúde psicológica. Estes cuidados podem ajudar no combate ao estresse, que pode envelhecer as pessoas em até seis anos ou mais.
A boa notícia é que boa parte destes "hábitos do bem" estão ligados a fazer menos, não mais do que você já está fazendo. Além disso, geralmente não custam dinheiro. Veja algumas dicas e aprenda a "limpar" sua pele de dentro para fora.
Pratique a respiração profunda
Um clássico sinal de estresse é a respiração rápida e superficial. Respirar devagar e profundamente é uma forma efetiva de acalmar-se. Além disso, a respiração mais lenta ajuda a equilibrar a energização do oxigênio - lembrando que a integridade do cérebro, nervos, glândulas e órgãos internos dependem dele.
A respiração lenta e controlada também é a base de muitas práticas orientais que visam devolver ao corpo um estado mais equilibrado. Quando você está focado em sua respiração, não está pensando em nada mais. Isso ajuda a mente a remover os fatores de estresse, levando-a a um nível de consciência mais profundo, um lugar onde enxergara as coisas por outra perspectiva.
Seja ativo
A resposta do estresse prepara o seu corpo para entrar em ação. Mas na maior parte do tempo você precisa se manter calmo. A prática de exercícios libera sua energia, e, além disso, aumenta a atividade das células brancas do sangue, aumentando os níveis de betaendorfina, melhorando o humor e a circulação, o que é bom para a pele. A betaendorfina traz benefícios antiinflamatórios e lutam contra o cortisol, o hormônio do estresse.
Os exercícios são aliados contra doenças relacionadas à idade, aumentam o bem-estar e melhoram a distribuição dos nutrientes para as células e para a pele, diminuindo inflamações.
Elimine alimentos que fazem mal a você
O estresse faz com que as pessoas se sintam mais famintas. Quando o estresse bate, o cortisol avisa o seu cérebro que você está com fome. Infelizmente, a mensagem deste hormônio também nos faz comer mais açúcar, comida gordurosa e tudo o que há de errado.
Este tipo de alimento contribui para a variação da insulina, além de quilos extras e até para o mal humor. Para rebater estes vilões, a recomendação é a ingestão de muita proteína magra, que traz mais energia. Este tipo de alimento é a chave para um humor estável, porque equilibra os níveis de açúcar no sangue.
Outra dica é escrever os cinco alimentos "proibidos" que você procura quando está estressado. A ideia não é eliminá-los de vez, mas sim, se propor a comer apenas metade da porção que gostaria de ingerir. Às vezes, uma mordida é o suficiente para saciar essa vontade.
Mantenha o foco nas coisas boas
Se você se mantém alegre e otimista, dificilmente irá apertar as mandíbulas. Esta é uma maneira fácil de elevar sua felicidade. Encontre um jornal ou revista que gosta de ler. Toda noite, escreva três coisas que te fizeram bem naquele dia, e por que. Isso também pode te ajudar a manter a uma lista de gratidão, ou seja, coisas que fazem você se sentir grato.
A ideia é manter o foco positivo - nos eventos, pessoas e experiências que trazem prazer. Quando você está estressado, é fácil pensar em algo que está fazendo errado. Também é fácil exagerar e distorcer a magnitude das coisas ruins.
Transformar os pensamentos negativos requer prática. Você pode começar escrevendo um diário com coisas boas que acontecem. Isso mudará o foco para o que você está fazendo certo, e pode colocar um ponto final nas conversas ou pensamentos estressantes que tomam conta de você.
Aumente as horas de sono
Dormir é um cosmético gratuito, além de ser uma das maiores soluções para o estresse. Nada abala mais a aparência do que a exaustão. A privação do sono pode fazer as pessoas ficarem depressivas e negativas. Além disso, vai acabar comendo demais, tomando muito café e faltando na academia, porque está muito cansado. Lembre-se que cada sistema no corpo humano, incluindo as capacidades de "beleza interior", são afetadas pelas horas de sono que cada pessoa consegue dormir por noite.
Tenha um tempo livre
Para a maioria das pessoas, a vida é cheia de horários, corrida e é praticamente impossível ter tempo para se "fazer nada". É raro reservar um período para ficar à toa, sem agenda, demandas ou planos. Encontre um local confortável e quieto e sente por apenas dez ou quinze minutos todos os dias, e dê um basta na agitação.
Se você fizer isso todos os dias, poderá ter uma noção de espaço na sua vida, uma parada na velha rotina para abrir novas percepções e novas soluções para velhos problemas. Isso trará para o seu cérebro e para sua psique uma pausa.
Faça sexo
O sexo pode fazer as pessoas felizes, e, quando feito dentro de uma longa e íntima relação, pode fazê-las mais felizes ainda. O sexo é considerado com um dos maiores liberadores de estresse, e também pode funcionar com um fenomenal tratamento de pele.
Quando você está fazendo amor, alguns hormônios importantes para a beleza entram em ação: a betaendorfina; a prolactina - que manda para o cérebro a sensação de relaxamento -; e a ocitocina, que promeve sentimentos de afeto. Todos estes hormônios são liberados durante o orgasmo seu efeito tem a ver com a satisfação e o contentamento. Não à toa as pessoas têm vontade de dormir rapidamente. O ato de suar também traz vantagens cutâneas.