Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Terapia celular combina célula-tronco e gordura contra rugas

24 abr 2012 - 09h16
Compartilhar

Você sabia que as indesejáveis gordurinhas podem ser úteis no combate ao envelhecimento? Trata-se da terapia celular, desenvolvida principalmente para substituir tecidos doentes por células saudáveis, mas que, ao ser utilizada pela medicina estética, corrige os sinais do tempo, como rugas e marcas de expressão, cicatrizes provocadas pela acne, entre outros problemas que afetam a pele.

Conhecida pelos resultados satisfatórios em várias áreas da medicina, a terapia celular agora também é usada para fins estéticos
Conhecida pelos resultados satisfatórios em várias áreas da medicina, a terapia celular agora também é usada para fins estéticos
Foto: Shutterstock / Terra


O método, considerado não invasivo, renova a aparência com a ajuda de células-tronco - presentes tipicamente em embriões, e que ainda não se diferenciaram para uma função específica. Por isso, são capazes de se multiplicar e de vir a constituir-se na base de tecidos especializados de órgãos, reconstituindo-os ou substituindo-os.



"Realizado exclusivamente por médicos, o procedimento rejuvenesce e praticamente não tem contraindicação", explica Roberta Montenegro Cabral, médica e presidente da Associação Internacional de Medicina Estética (AIME). Além disso, pode ser associado a tratamentos como a Bioplastia (técnica de preenchimento minimamente invasiva, que promove a melhoria estrutural da pele), ou mesmo, o laser, aumentando a capacidade de rejuvenescimento da pele.



Como é realizada?

A médica explica que a terapia celular começa com a coleta de pelo menos 60 mililitros de gordura do paciente. Por meio desse material, profissionais de um laboratório especializado realizam a análise das células para aplicação. "Geralmente retiramos o material da pele atrás da orelha ou da região da virilha, porque as cicatrizes são mínimas. Mas, a quantidade e o local dependem muito do paciente."



Após ser separado e multiplicado, o material é devolvido ao médico, que aplica a substância tanto no rosto quanto no corpo do paciente. O grande segredo é que, quando as células adultas são injetadas na derme, elas se transformam em fibroblastos, tecidos que produzem colágeno e elastina.



Aplicação

Para realizar o procedimento, é preciso de anestesia local. Após a aplicação, o paciente já pode receber alta. Isto é, dependendo da região escolhida. "Em geral, verificamos se não há risco de infecção, e então, aplicamos as células", esclarece a médica.



Quem se interessou pelo tratamento tem de ter paciência já que, normalmente, os benefícios começam ser notados após 90 dias da aplicação. Além disso, é preciso estar preparado para desembolsar uma boa quantia. A terapia celular custa, em média, R$ 15 mil, dependendo da clínica. Em São Paulo, os preços podem chegar a R$ 20 mil.



Agência Hélice,
Especial para o Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra