Cuidados evitam espinhas e pelos encravados na pele masculina
Causada por diversos fatores, como fazer a barba incorretamente, sujeira, estresse, ansiedade e, principalmente, por conta da presença do andrógeno (hormônio masculino), a acne pode se tornar um pesadelo para a pele masculina. Contudo, com truques simples de incorporar ao dia a dia, é fácil driblar esse problema e deixar a cútis macia e bonita.
Os homens tendem a sofrer mais com a acne do que as mulheres quando o andrógeno produz óleo (sebo) em excesso, fechando os poros da pele e causando assim as temidas espinhas. “O problema é agravado quando os poros obstruídos impedem a saída dos pelos da cútis, deixando-os inflamados”, afirma Mônica Felici, dermatologista da Clínica Splendore, de Campinas, interior de São Paulo. Ou seja, a oleosidade exagerada na face, além de causar a acne, também pode provocar o encravamento dos pelinhos da barba.
Para não sofrer com esses problemas e manter sempre uma pele saudável e sem marcas, aprenda quatro cuidados fáceis para adicionar na rotina diária.
Barbear correto
O pelo da face, por ser mais grosso, tende a ficar mais encravado, portanto, todo cuidado com a qualidade da lâmina ou do barbeador e dos cosméticos utilizados é precioso.
O segredo é ter sempre à mão produtos de marcas confiáveis, como uma boa espuma de barbear, ideal para peles normais, que pode facilmente ser substituída pelo gel, indicada para a cútis masculina com oleosidade excessiva. Também não se pode esquecer da loção pós-barba: algumas possuem funções adstringentes, antissépticas, calmantes, refrescantes e até hemostáticas (que interrompem o sangramento).
Importância dos cremes hidratantes
Por conta do barbear constante, a pele masculina deve ser bem protegida, isso porque a ação da lâmina ou do barbeador a torna bastante frágil. Assim, cremes hidratantes e loções que formam um filme protetor são indicados para deixar a cútis saudável e livre de irritação.
Para tornar sua vida mais fácil, associe a hidratação com a fotoproteção, assim previne-se o aparecimento da acne, dos pelos encravados, das manchas e o desgaste da pele provocado pelos raios solares. No caso de peles mistas ou oleosas, a formulação em gel é uma boa opção.
Resista e não esprema
Uma das principais causas das inflamações das espinhas e dos pelos encravados são os dedos inquietos que estão sempre cutucando o rosto. Espremer as bolinhas vermelhas só ajuda a aumentar o problema e propagar o aparecimento de fungos e bactérias que podem estar presentes na ponta dos dedos.
Use sabonete antisséptico
Para acalmar a pele acneica e combater o surgimento dos pelinhos encravados, um dos produtos indicados que pode reduzir a oleosidade e diminuir as espinhas é o sabonete antisséptico à base de triclosan, substância que elimina as bactérias.
Entretanto o que muitos não sabem é que a cútis não deve ser lavada diversas vezes ao dia, essa ação pode provocar efeito rebote: em vez de controlar a oleosidade, aumentar o excesso de sebo. Por isso o ideal é lavar o rosto apenas duas vezes ao dia, pela manhã e à noite com o sabonete antisséptico.