Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Apenas o protetor solar é suficiente? Confira 6 dicas para potencializar a proteção da pele no verão

O protetor solar pode não bloquear completamente a radiação ultravioleta, então outras medidas são importantes no dia a dia; saiba quais

19 jan 2026 - 13h28
Compartilhar
Exibir comentários

Fotoproteção é sinônimo apenas de protetor solar, certo? Errado! Essa, é claro, é a principal medida, mas não deve ser a única. Especialmente agora com a chegada das estações quentes, é importante adotar uma série de outras estratégias para garantir uma proteção eficaz da pele. Confira dicas de especialistas no assunto!

Fotoproteção vai além do protetor solar; saiba quais estratégias ajudam a proteger pele e reduzir o fotoenvelhecimento
Fotoproteção vai além do protetor solar; saiba quais estratégias ajudam a proteger pele e reduzir o fotoenvelhecimento
Foto: Reprodução: Canva/mykolasosiukin / Bons Fluidos

Como manter a proteção da pele?

1. Foco no relógio

Os horários que você se expõe ao sol importam! "Apesar da intensidade da radiação UVA, principal responsável pelo câncer de pele e aceleração do envelhecimento cutâneo, apresentar pouca variação ao longo do ano e do dia, a radiação UVB é mais intensa no verão, principalmente entre 10h e 16h", afirma Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). "Essa é a radiação que causa queimaduras, vermelhidão e danos à epiderme, então é melhor evitar a exposição solar nesses períodos de maior intensidade", diz.

2. Invista em bloqueios físicos

Bloqueios físicos ajudam a potencializar a fotoproteção e devem ser buscados mesmo com a aplicação adequada do protetor solar. "Sempre que possível, mantenha-se na sombra e invista em acessórios como óculos de sol e chapéus, que devem oferecer proteção ultravioleta, assim como as roupas", diz a Dra. Paola. E cuidado para não depender apenas do guarda-sol, pois, apesar de refletir grande parte da radiação, não é suficiente sozinho. "Estudos mostram que o guarda-sol oferece, no máximo, proteção equivalente a FPS 8. E, na praia, a areia ainda reflete os raios solares", acrescenta a dermatologista.

3. Utilize produtos com antioxidantes

O uso de produtos com antioxidantes é uma estratégia de fotoproteção indispensável. "Esses ingredientes impedem a formação de radicais livres e reparam o processo inflamatório provocado pela exposição à radiação solar", diz Dra. Paola. As Vitaminas E e C, Alistin e Resveratrol são poderosas opções de ingredientes antioxidantes. Esses ativos podem estar presentes tanto no próprio protetor solar quanto em séruns, que devem ser aplicados previamente ao fotoprotetor.

4. Inclua certos alimentos na dieta

De acordo com a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), alimentos ricos em carotenoides e polifenóis conferem proteção adicional contra a radiação solar. "Esses alimentos atuam como importantes fotoprotetores orais por sua alta atividade antioxidante. Um grande exemplo é a melancia, que, por conter grandes quantidades de carotenoides como o licopeno, ajuda a proteger a pele dos danos oxidativos causados pelo sol e evitar o envelhecimento precoce do tecido", explica a especialista.

5. Aposte na imunoproteção oral

Quando associado à aplicação do fotoprotetor, o uso oral de pré e probióticos promove bons resultados na defesa e imunologia da pele. "Eles melhoram a resistência cutânea e imunológica e funcionam como verdadeiros guardiões quando associados aos fotoprotetores. Eles preservam a estrutura e evitam a desnaturação do DNA celular ao protegerem as células imunológicas da pele", enfatiza a Dra. Marcella. Substâncias como Polipodium Leucotomus, Picnogenol, Astaxantina, FC Oral, Luteína, Resveratrol e Exsynutriment podem ser usadas como prevenção e melhora do aspecto da flacidez.

6. Não se esqueça dos cabelos

Os cabelos também devem receber fotoproteção. "A radiação solar pode favorecer a degradação das proteínas que compõem os fios, tornando-os mais fracos e quebradiços. A exposição desprotegida ao sol também pode levar a queimaduras no couro cabeludo, causando um processo inflamatório que favorece a queda capilar e o surgimento de câncer de pele na região", explica a Dra. Paola. Então, além do uso de bonés e chapéus, é importante também utilizar produtos específicos para a proteção da região.

Protetor é indispensável

Vale ressaltar que, apesar de importantes, nenhuma dessas estratégias substitui o protetor solar. Ele deve ter, no mínimo, FPS 30, e ser aplicado diariamente, 30 minutos antes da exposição solar. Segundo a dermatologista Dra. Flávia Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é fundamental também se atentar à quantidade de aplicação de protetor, que deve ser de 2mg/cm2 para obter a proteção do fator de proteção solar (FPS) descrito na rotulagem é necessário.

"De forma prática, pensando na face, essa medida equivale a uma colher de café cheia. Já no caso do corpo, o recomendado é aplicar uma colher de café no braço e antebraço direitos, uma colher no braço e antebraço esquerdos, duas colheres no torso (1 para a frente e 1 para as costas), duas colheres para a coxa e perna direitas (1 para a parte da frente e 1 para a parte de trás), e duas colheres para coxa e perna esquerdas (1 para a parte da frente e 1 para a parte de trás)", explica a dermatologista, que ressalta a importância de não se esquecer de certas áreas.

"É importante reforçar a aplicação na região do osso da bochecha, ao redor dos lábios, na ponta do nariz e em suas laterais, já que que essas são áreas em que mais percebemos campos de cancerização e formação das manchas. Não esquecer também de passar o protetor solar na região do pescoço, do colo e no V da camisa, que é uma área esquecida e, por conta disso, tem a demarcação da linha do fotoenvelhecimento e o aparecimento das queratoses actínicas, que são lesões do tipo pré-câncer. Já quanto ao corpo, a recomendação mais importante é passar o filtro solar antes de colocar a roupa", finaliza a Dra. Flávia.

Sobre as fontes

*Dra. Paola PomerantzeffDermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

*Dra. Marcella Garcez: Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo.

*Dra. Flávia Brasileiro: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com mais de 20 anos de atuação em Dermatologia e Cosmiatria. Formada em Medicina na Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente (SP), fez Residência em Clínica Médica na Irmandade Santa Casa de São Paulo e em Dermatologia na Universidade do Oeste Paulista. Foi docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, de 2007 a 2014. 

*Fonte: Holding Comunicação

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade