PUBLICIDADE

Conheça dez dicas para o seu filho gostar de frutas

28 mar 2014 07h10
ver comentários
Publicidade

As frutas são gostosas, ricas em fibras, vitaminas, contêm baixa quantidade de calorias e fazem um bem danado ao organismo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, por dia, crianças de 4 a 10 anos devem consumir três porções de frutas e os adolescentes de quatro a cinco porções (veja abaixo). O problema é que nem sempre eles são fãs delas. Mas existem algumas maneiras de incentivar o consumo diário de frutas, para deixar a alimentação mais saudável e equilibrada.

Experimentação

Para que um novo alimento seja aceito, é necessário que a criança ou o adolescente experimente-o entre 8 a 10 vezes. Sem contar que deve ser hábito da família consumir frutas. “É importante os pais comerem os alimentos que gostariam que a criança comesse. Afinal, eles são o exemplo dos filhos”, afirma Roberta Stella, nutricionista-chefe do programa Dieta e Saúde.

Pera, uva, maçã e salada

As frutas in natura são sempre bem-vindas. Após a higienização, coloque-as em uma fruteira, em local de fácil acesso, para que a criança ou o adolescente possa se servir. Outra dica é usar cortadores de massa para dar um novo visual às frutas. As crianças adoram.

Sempre à mesa

O ideal é ter frutas em todas as refeições. No café da manhã, elas podem ser picadas e misturadas ao iogurte. No almoço ou jantar, incremente as saladas adicionando uva ou fatias de maçã, manga ou pera. Para os lanches, vale fazer uma vitamina ou assá-las no forno ou no microondas.

Outra opção é preparar uma salada de frutas. “Se adicionar maçã, que oxida em contato com o ar, pingue algumas gotas de laranja ou limão”, orienta a nutricionista. Coloque em um pote com vedação e conserve na geladeira por, no máximo, dois dias.

Incremente a gelatina

Adicione frutas picadas à gelatina. “Mas é importante saber que essa estratégia deve ser colocada em prática esporadicamente, já que não equivale a comer uma maçã ou uma fatia de abacaxi,” avisa Roberta Stella.

Fruta x suco

De vez em quando, as frutas podem ser substituídas por sucos naturais, sendo 150 ml para as crianças e 240 ml para os adolescentes a quantidade indicada. “É preferível que os sucos sejam feitos no momento da refeição, já que perdem nutrientes. Porém, eles duram até dois dias se forem colocados em uma jarra opaca, para impedir a ação da luz, e na geladeira”, ensina a especialista.

Uma porção de fruta equivale a:

- 1 caju (40 g)

- 1 carambola (110 g)

- 1 kiwi (60 g)

- 1 laranja lima (75 g)

- 1 nectarina (69 g)

- 1 pêssego (85 g)

- 2 unidades de ameixa preta (15 g)

- 6 gomos de mexerica ou tangerina (84 g)

- 9 unidades de morango (115 g)

- meio mamão papaia pequeno

- meia maçã média o

- meia goiaba pequena

Fonte: Qualitá
Publicidade
Publicidade