Acordou cansado? Pesquisadores indicam 4 fatores que influenciam no sono
Chamada de "inércia do sono", a redução do estado de alerta pela manhã pode afetar a produtividade, a tomada de decisões e a segurança no trabalho
Você dorme cedo, mas mesmo assim acorda cansado no outro dia, com a sensação de que não dormiu o suficiente. Por que isso acontece? Um estudo, publicado na revista científica Nature Communications Trusted Source, investigou o que muda a nossa percepção de "alerta matinal" (ou seja, nossa atenção, concentração e facilidade para tomada de decisões rápidas) e descobriu que existem quatro fatores principais que influenciam na forma como nos sentimos pela manhã.
Para chegar a essa conclusão, foram coletados dados de um período de duas semanas de 833 indivíduos com idades entre 18 e 65 anos. Os participantes tiveram que usar um acelerômetro de relógio de pulso durante todo o período de estudo para facilitar a coleta de dados sobre o perfil do sono e níveis de atividade física.
Saiba mais: Dormir menos que 5 horas por noite pode aumentar risco de doenças
Foram avaliados fatores como o impacto do perfil de sono da noite anterior, da atividade física do dia anterior, da composição nutricional do café da manhã e dos níveis de açúcar no sangue após o café da manhã no estado de alerta matinal. Os alimentos consumidos pelos participantes foram registrados em um aplicativo de estudo chamado ZOE, que financiou a pesquisa.
...
Veja também
Responda ao questionário e descubra qual o seu cronotipo para dormir melhor
Para não cair de sono depois do almoço, é melhor tirar esses 4 alimentos do cardápio
Usar essa peça de roupa pra dormir pode te fazer descansar melhor: veja por quê