A limpeza está cobrando seu preço: 40% das pessoas admitem que não convidam ninguém para casa devido ao estresse da limpeza
O lar funciona como uma extensão da nossa identidade, e temos medo de mostrá-lo e nos expor ao julgamento
O Natal está chegando, e com ele, os encontros com amigos e familiares. E se há algo que realmente apavora muitos de nós, é receber visitas. Geralmente, a pior parte não é antes de chegarem… mas sim quando vão embora e você fico só, encarando o "campo de batalha".
Porque quando os convidados vão embora, é hora de arrumar: lavar a louça, mudar as coisas de lugar, limpar e organizar… e essa tarefa pode até mudar nossos hábitos sociais. E não, não é só uma mania boba. Os números falam por si: quatro em cada dez pessoas evitam convidar outras para casa por causa da limpeza.
Leia também: Esses hábitos de limpeza são muito comuns, mas são tão anti-higiênicos assim. Então é melhor mudá-los
O medo de ser julgado
Este não é apenas um número; é baseado em uma pesquisa realizada pela Kärcher e divulgada pelo The Sun. E o que pode parecer um incidente isolado torna-se ainda mais problemático no Natal, quando amigos e familiares vêm visitar. Os entrevistados consideram a limpeza subsequente uma grande dor de cabeça.
Outra pesquisa realizada pela SharkNinja revelou que 45% dos britânicos se sentem ansiosos ao receber visitas por causa da bagunça que elas podem deixar. Além disso, outro estudo indica que 47% admitem se preocupar em deixar a casa impecavelmente limpa antes da chegada dos convidados.
É comum nos sentirmos desconfortáveis ao receber visitas quando a casa não está impecável, porque acreditamos que a desordem reflete quem somos.
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
4 nutrientes que mais influenciam o nosso ânimo, segundo a ciência
Essa planta vai ser a responsável por manter a sua casa livre de baratas, formigas e outras pragas