A ciência confirma: canela é a melhor especiaria para reduzir colesterol e triglicerídeos
Estudos mostram que a canela traz benefícios à saúde, desde que respeitados os limites de consumo diário
O colesterol é uma molécula essencial para o organismo, mas em excesso pode representar um grave risco cardiovascular. Manter níveis adequados depende de diversos fatores, sendo a alimentação e o estilo de vida os mais influentes. Dito isso, nenhuma especiaria, alimento ou suplemento sozinho consegue reduzi-lo, mas podem contribuir para esse objetivo.
Entre os alimentos cientificamente comprovados para ajudar a reduzir o colesterol estão cereais integrais, frutas secas e sementes, frutas e vegetais, leguminosas, óleos vegetais saudáveis e peixes de água fria. Nada de novo, considerando que é preciso também praticar atividade física regularmente e reduzir ao máximo a ingestão de gorduras saturadas. O que muitas vezes esquecemos é que as especiarias podem ser aliadas, tornando as refeições mais saborosas e somando benefícios à saúde.
A canela (Cinnamomum zeylanicum) é um dos ingredientes mais antigos usados pelo ser humano, cobiçada por séculos a preços elevados e hoje mais acessível devido à sua ubiquidade e à presença de variantes de menor qualidade. Mas a canela-do-ceilão fresca é uma joia aromática, com múltiplos benefícios à saúde, estudada há anos pela comunidade científica, que confirma seu potencial na prevenção e tratamento de diversas condições.
...
Veja também
Alzheimer: o que é, sintomas, tratamentos e se é hereditário
Colesterol alto: sintomas, o que comer e o que fazer
Diabetes tipo 2: o que é, sintomas, tratamentos e se tem cura
Colesterol total: o que é, causas do aumento e valores de referência