4 eventos ao vivo

7 maneiras de aliviar os sintomas da TPM em casa

Confira dicas da ginecologista Erica Kawano para aumentar sua qualidade de vida durante o período menstrual

22 jun 2020
16h35
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Aliviar tpm em casa
Aliviar tpm em casa
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Dor de cabeça, ansiedade, estresse, cólicas, compulsão alimentar e, até mesmo, náuseas. Não são poucos os efeitos da menstruação no corpo feminino e, às vezes, fica difícil de lidar com eles durante a rotina puxada. Pensando nisso nós conversamos com a ginecologista da Clínica Mantelli, Erika Kawano, que deu algumas dicas de como aliviar TPM em casa.

Aliviar TPM em casa é possível com essas dicas

Pratique atividade física

Exercícios são a principal recomendação para evitar e prevenir os sintomas desagradáveis que antecedem e perduram o período menstrual. Além de fazerem bem para o corpo e para a mente, as atividades físicas liberam endorfinas, contribuindo para uma sensação de prazer, relaxamento e até de um melhor funcionamento do intestino. Por isso, mesmo estando em casa, não deixe de movimentar o seu corpo!

Óleos essenciais

De acordo com Erika, "além das atividades físicas, existem terapias alternativas com óleos essenciais ajudam a aliviar os sintomas do estresse e da ansiedade que costumam agravar a TPM". Os dois mais utilizados são o óleo vegetal de semente de uva e o óleo essencial de lavanda.

Chás medicinais

Para aquelas que buscam sempre opções mais naturais para o tratamento de dores e doenças, alguns chás podem ajudar a melhorar a qualidade de vida e aliviar a TPM em casa. O vitex agnus castus é proveniente de uma árvore que ajuda a controlar os picos hormonais. Além deste, também são recomendados os chás de óleo de linhaça, angélica e hipérico.

Beba muita água

Pode parecer clichê, mas a água é capaz de eliminar a maioria das toxinas presentes no corpo e ajuda a filtrar substâncias como o sal, evitando o mal-estar causado pela retenção de líquido. A condição é um dos principais sintomas apontados pelas mulheres quando o assunto é TPM.

Evite alguns tipos de alimentos

"Evitar café e excesso de carboidrato e de açúcar também é essencial. Mas, caso nada disso ajude a melhorar os sintomas, é necessário entrar com prescrições médicas", explica Erika.

Portanto, alimentos embutidos, como salsicha, linguiça, salame, mortadela, conservas, frios, molhos prontos, sopas e temperos industrializados, que têm excesso de sal, devem ficar de fora de suas refeições, já que contribuem para a retenção de líquido.

Além deles, como foi citado pela especialista, café, chá preto ou mate e refrigerantes também devem ser evitados nesse período pois são ricos em xantina, substância que agrava a irritabilidade e as alterações do humor.

Adicione ao cardápio

Enquanto alguns alimentos precisam ser evitados, outros podem ajudar e muito para aliviar a TPM em casa. Figo, aveia, beterraba, alcachofra, quiabo, abacate e banana. Todos estes citados são ricos em magnésio, nutriente essencial para amenizar os sintomas da menstruação. Além desses, os ricos em cálcio como salmão, azeite de oliva e nozes também são ótimos para evitar as indesejadas cólicas menstruais.

Relaxamento

Para a especialista, fortes dores abdominais causadas exclusivamente por conta da reclusão social são raras, mas podem acontecer. "Não é comum que as cólicas se tornem mais frequentes no período de pandemia, mas elas podem aumentar porque a mulher, quando está muito irritada e muito estressada, fica sensível à dor. O que expande, consequentemente, essa sensação de cólica", explica a especialista. Por isso, é essencial manter uma rotina de atividades relaxantes como a meditação ou até mesmo o mindfulness, que ajudam a aliviar os sintomas do estresse e da ansiedade.

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
Alto Astral
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade