0

6 motivos para você começar a ouvir música enquanto trabalha

Além de aumentar a criatividade, esse hábito também pode reduzir casos de ansiedade e elevar o bom humor

16 jul 2020
15h59
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Ouvir música no trabalho pode ser uma das melhores coisas da vida, seja para desfrutar bons momentos, ter concentração, relaxar enquanto lida com algum projeto longo ou desestressar no final do dia.

E seus benefícios não param por aí. Colocar o fone de ouvido e escutar aquilo que gosta pode trazer diversas vantagens imediatas de bem-estar físico e mental. Não é à toa que só o Spotify registrou um crescimento de 31% no primeiro trimestre de 2020, mostrando que a busca por canções e playlists em streamings vem aumentando gradativamente.

Agora, se você não é muito fã da prática, mas quer aumentar a sua criatividade, o raciocínio rápido e a produção diária, o CEO da Godiva Propaganda, Leandro Rampazzo, elencou algumas justificativas bem convincentes para adotar o hábito no seu dia a dia.

As maravilhas de ouvir música no trabalho

Desempenho

A música potencializa nosso desempenho, há diversos estudos que mostram as ondas sonoras potencializando nossas capacidades cognitivas quando realizamos tarefas com exames acadêmicos e processos que exigem um raciocínio mais apurado. Outras pesquisas, mostram que músicas animadas ajudam a ter um bom desempenho mesmo sob pressão.

Concentração e Raciocínio

Atividades que requerem mais atenção e raciocínio, a música clássica ou instrumental é indicada, porque melhora a performance intelectual. As músicas com 60 a 70 batidas por minutos favorecem a concentração. A canção "Para Elise", de Beethoven, foi aplicada em um estudo e as pessoas acertaram em média 12% mais em testes de matemática.

Criatividade

Uma pesquisa britânica realizada pela psicóloga Emma Gray, especialista em comportamento cognitivo, mostra que músicas de 50 a 80 batidas por minuto são as mais indicadas, isso porque permite o cérebro absorver e lembrar de informações de forma mais fácil. Entre elas estão músicas do pop rock, anos 80 e pop.

Reduz a ansiedade

Ouvir uma música mais tranquila, ajuda muito a se concentrar e a realizar as tarefas com mais calma e dedicação. Pesquisadores no Reino Unido chegam a afirmar que certas canções são capazes de reduzir nossa ansiedade em 65%. Em outras palavras, a música pode ser um remédio para a mente.

Eleva o bom humor

Músicas animadas e empolgantes, nos transmitem essa energia e como isso nossas relações interpessoais melhoram e aquelas atividades mais obsoletas são completadas com mais facilidade, justamente por que nosso organismo libera dopamina, um neurotransmissor que é capaz de trazer a sensação de bem-estar e satisfação para nossa mente.

Motiva a realizar tarefas simples

Escutar aquela música no trabalho pode te encorajar a executar encargos repetitivos e pouco atrativos, como responder e-mails e mexer em planilhas. A ideia é que sons contagiantes, vibrantes e alegres aumentam a nossa performance, diminuindo os erros.

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
Alto Astral
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade