Uma "superestrutura" maior que o Pantanal vem se formando no fundo do Oceano Pacífico desde a era dos dinossauros
A leste das Ilhas Salomão, no Oceano Pacífico, fica o Planalto da Fronteira Melanésia, uma "superestrutura" de 222 mil quilômetros quadrados. Ou seja, 27 mil km² maior que o Pantanal (190 mil km²) e apenas 21.610 km² menor que o Reino Unido (243.610 km²).
Mas suas dimensões não são a única coisa surpreendente sobre esse planalto colossal. Assim como o fato de que, de acordo com cientistas, ele começou a se formar há mais de 120 milhões de anos, no meio do Cretáceo, e continua a se expandir. Um artigo sobre isso foi publicado na Earth and Planetary Science Letters.
Como você cria tal estrutura?
A superestrutura, um "cemitério" de ilhas fracassadas e recifes mortos, foi formada ao longo de quatro estágios diferentes de atividade vulcânica, cada um com suas próprias características. Como o site Muy Interesante explica, esse tipo de estrutura geológica é formada quando grandes volumes de rocha são destacados como resultado do deslizamento e esmagamento causados pela tectônica das placas oceânicas.
"Existem algumas características na Bacia do Pacífico das quais [os cientistas] têm apenas uma única amostra, e parece um único evento massivo de grande magnitude", disse Kevin Konrad, geocientista da Universidade de Nevada, Las Vegas, à Live Science. "Às vezes, quando tomamos amostras dessas características em detalhes, percebemos que elas realmente se formaram ao longo de vários pulsos ao longo de dezenas de milhões de anos e não teriam impactos ambientais significativos."
Em ...
Matérias relacionadas
Após anos de desastre demográfico, a Coreia do Sul finalmente aumentou a sua taxa de natalidade
Sabíamos que os polvos eram muito inteligentes; mas não a ponto de ter um "cérebro" em cada braço