PUBLICIDADE

Leão mata parceira com mordida na garganta durante adaptação em zoológico na Bélgica

Conhecido como 'Rei Leão', Nestor, um felino de 12 anos, atacou a fêmea Maya durante um programa de reprodução de animais ameaçados

15 mar 2024 - 17h04
(atualizado às 18h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Um programa de reprodução de espécies ameaçadas na Bélgica resultou em um ataque fatal do macho Nestor à fêmea Maya. Funcionários do parque presenciaram, mas não conseguiram impedir o ataque. Apesar do incidente, o programa de reprodução não será interrompido.
Leão ataca e mata fêmea em zoológico na Bélgica
Leão ataca e mata fêmea em zoológico na Bélgica
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um programa de reprodução de animais ameaçados resultou na morte de uma leoa em um zoológico na Bélgica, após ela ser atacada por seu possível parceiro. De acordo com a instituição, o felino Nestor, conhecido como 'Rei Leão', mordeu e arrancou a garganta da fêmea Maya enquanto eles se 'conheciam'. 

O caso trágico aconteceu no Parque Bellewaerde, na cidade belga de Ypres, na quinta-feira, 14. Funcionários assistiram ao ataque sem poder fazer nada para impedir que Nestor ferisse fatalmente a fêmea, informou o porta-voz Filip Van Dorpe à imprensa local.

Van Dorpe explicou que Nestor, um leão de 12 anos, foi trazido de um zoológico na Antuérpia para um programa de reprodução de espécies ameaçadas. As candidatas a parceira eram duas leoas trazidas da República Tcheca, Maya e Numa. 

Leão mata parceira durante programa de reprodução em zoológico na Bélgica
Leão mata parceira durante programa de reprodução em zoológico na Bélgica
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por alguns dias, a equipe do Parque Bellewaerde manteve os leões separados por jaulas, para que pudessem se acostumar com a presença um do outro. Os tratadores relataram que não houve registro de qualquer sinal de agressão entre os felinos. 

Na quinta, a equipe decidiu introduzir Nestor no recinto de Maya, sem a proteção das jaulas. As coisas estavam indo bem quando, de repente, o macho atacou a fêmea, os dois começaram a lutar, e Nestor mordeu a garganta de Maya. 

"Nem o sinal para que Nestor voltasse para sua jaula pode ajudar a salvar a fêmea", explicou Van Dorpe, que lamentou o incidente. "Eles continuam sendo animais selvagens, e é claro que esse tipo de coisa também acontece na natureza". 

Apesar da fatalidade, ele informou que a instituição dará continuidade ao programa de reprodução e que os procedimentos para introdução dos animais deve ser revisto.  

De 13 dias a 17 meses: veja as curiosidades sobre as gestações no mundo animal De 13 dias a 17 meses: veja as curiosidades sobre as gestações no mundo animal

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade