PUBLICIDADE

Joinville entra em estado de emergência após produto químico vazar e atingir rio da cidade

Companhia de Águas do município alertou aos moradores a necessidade de economizar água

29 jan 2024 - 17h55
(atualizado às 19h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Espuma branca atingiu rio em SC
Espuma branca atingiu rio em SC
Foto: Reprodução/Polícia Militar Ambiental

A Prefeitura de Joinville, em Santa Catarina, decretou Situação de Emergência após um caminhão com carregamento de produtos químicos ter tombado e atingido o abastecimento de água. A companhia Águas de Joinville, responsável pelo saneamento da cidade, alertou aos moradores para economizarem água. 

O acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira, 29, na Serra Dona Francisca. De acordo com a Polícia Militar Ambiental, a carga que estava sendo transportada era de ácido sulfônico. Com o tombamento, ela escorreu e atingiu um afluente do Rio Seco, formando uma espuma branca. 

Ainda pela manhã, a prefeitura informou que a captação de água da Estação de Tratamento de Cubatão foi interrompida para evitar a possível contaminação do sistema. A medida irá atingir 75% do município, o que representa mais de 30 bairros. 

O último boletim, divulgado às 15h30, informa que apenas a água que está chegando nas residências ou que está armazenada em caixas d’água pode ser consumida. Ainda não há previsão de normalização do abastecimento e, por este motivo, o governo municipal pediu para que economizem água. Caminhões-pipa deverão ser enviados para abastecer unidades de saúde.

O acidente

De acordo com a prefeitura, o motorista do caminhão, de 59 anos, está em observação no Hospital Municipal São José e está estável. Ele teve ferimentos pelo corpo e está consciente. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade