Joinville entra em estado de emergência após produto químico vazar e atingir rio da cidade
Companhia de Águas do município alertou aos moradores a necessidade de economizar água
A Prefeitura de Joinville, em Santa Catarina, decretou Situação de Emergência após um caminhão com carregamento de produtos químicos ter tombado e atingido o abastecimento de água. A companhia Águas de Joinville, responsável pelo saneamento da cidade, alertou aos moradores para economizarem água.
O acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira, 29, na Serra Dona Francisca. De acordo com a Polícia Militar Ambiental, a carga que estava sendo transportada era de ácido sulfônico. Com o tombamento, ela escorreu e atingiu um afluente do Rio Seco, formando uma espuma branca.
Ainda pela manhã, a prefeitura informou que a captação de água da Estação de Tratamento de Cubatão foi interrompida para evitar a possível contaminação do sistema. A medida irá atingir 75% do município, o que representa mais de 30 bairros.
O último boletim, divulgado às 15h30, informa que apenas a água que está chegando nas residências ou que está armazenada em caixas d’água pode ser consumida. Ainda não há previsão de normalização do abastecimento e, por este motivo, o governo municipal pediu para que economizem água. Caminhões-pipa deverão ser enviados para abastecer unidades de saúde.
O acidente
De acordo com a prefeitura, o motorista do caminhão, de 59 anos, está em observação no Hospital Municipal São José e está estável. Ele teve ferimentos pelo corpo e está consciente.