PUBLICIDADE

Em quase sete anos, projeto preserva mais de 9 mil hectares da Mata Atlântica

Outros 677,77 hectares de mata nativa também entraram em fase de restauração durante o programa 'Conexão Mata Atlântica'

19 jan 2024 - 21h48
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O projeto Conexão Mata Atlântica preservou quase 10 mil hectares de floresta, equivalente a 10 mil estádios, no RJ e SP, além de restaurar 677,77 hectares de mata nativa.
Imagem de área da Mata Atlântica
Imagem de área da Mata Atlântica
Foto: Reprodução/Redes Sociais

De 2017 até 2024, o projeto Conexão Mata Atlântica preservou quase 10 mil hectares da floresta - o que equivale a 10 mil estádios de futebol - no Rio de Janeiro e São Paulo. Outros 677,77 hectares de mata nativa também entraram em fase de restauração.   

Os resultados foram apresentados na sexta-feira, 19, durante evento de encerramento do projeto no auditório da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), em São Paulo. 

O projeto Conexão Mata Atlântica usou um mecanismo de compensação financeira chamado Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) para os proprietários rurais que adotassem ações de conservação de floresta nativa, recuperando áreas degradadas e implementando práticas produtivas sustentáveis. Assim, a iniciativa criada em 2017 encerrou o projeto com  9.951,43 hectares preservados. 

O programa foi  iniciado em 2017 com o objetivo de recuperar serviços de clima e biodiversidade, mitigar efeitos da mudança climática e aumentar a proteção da biodiversidade em parceria com a sociedade civil e produtores rurais no Corredor Sudeste da Mata Atlântica Brasileira.

Ele contou com a participação do governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações  (MCTI), e dos governos dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. 

Foram utilizados R$ 100 milhões disponibilizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Global Environment Facility. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade