PUBLICIDADE

Maior peixe do mundo, tubarão-baleia 'passeia' em praia do Rio; assista

Animal, considerado o maior peixe do mundo, pode chegar a medir mais de 21 metros de comprimento

24 abr 2024 - 19h40
(atualizado às 19h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Maior peixe do mundo, tubarão-baleia é avistado por turistas em praia do Rio:

Banhistas na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, foram presentados com a aparição de um tubarão-baleia. Nas redes sociais, imagens do encontro viralizaram e mostraram os hábitos dóceis do maior peixe do mundo, que não se incomodou pela presença dos curiosos. Apesar de manso, especialistas não recomendam o contato com o animal, para evitar seu estresse. 

Os tubarões-baleias habitam os oceanos de todo o mundo e, no Brasil, são mais comuns entre o litoral do Espírito Santo e Pernambuco, mas não raramente aparecem na costa fluminense. "Que perfeição", diz uma banhista ao avistar o animal. 

O diretor do Instituto Mar Urbano e biólogo marinho Ricardo Gomes organizou uma expedição para encontrar o tubarão-baleia visto na Barra da Tijuca. Ao jornal O Globo, ele ressalta que a presença do animal na região é sinal de recuperação do ecossistema marinho. 

Tubarão baleia é avistado em praia do Rio e cativa banhistas
Tubarão baleia é avistado em praia do Rio e cativa banhistas
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O biólogo alerta que os tubarões-baleias não representam ameaças aos humanos, pelo contrário, a pesca excessiva é que ameaça a preservação da espécie. "Os tubarões desempenham um papel crucial no equilíbrio dos ecossistemas marinhos, controlando as populações de outros peixes".

"Portanto, avistar um tubarão-baleia no Rio de Janeiro é um sinal positivo de recuperação do ecossistema marinho e uma oportunidade para promover o turismo subaquático na região", explica Gomes. 

Para o biólogo, é necessário aprofundar pesquisas sobre o comportamento dos tubarões-baleias na região, além de aumentar o investimento para entender melhor os hábitos e papel da espécie no ecossistema local. 

Considerado o maior peixe do mundo, os maiores tubarões-baleias podem chegar a medir mais de 21 metros de comprimento. É um animal filtrador, que se alimenta de planctôns, krill, ovas de peixe e pequenas lulas e peixes. 

Conheça os 'fósseis vivos', espécies que habitam o planeta há milhões de anos Conheça os 'fósseis vivos', espécies que habitam o planeta há milhões de anos

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade