Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Inmet emite alertas para queda brusca de temperatura e chuvas intensas no País; veja onde

Declínio nos termômetros deve ser superior a 5ºC, inclusive em São Paulo. Há risco de neve no Sul

23 jun 2025 - 09h37
Compartilhar
Exibir comentários

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, de "perigo", para declínio de temperaturas superior a 5ºC no Sul do País, no Estado de São Paulo, em Mato Grosso do Sul e na parte Sul de Goiás, Mato Grosso e Rondônia. Segundo o instituto, o fenômeno deve acontecer entre esta segunda, 23, e terça-feira, 24, e há risco à saúde humana.

A empresa de meteorologia Climatempo justifica o frio à passagem de um forte ciclone extratropical no oceano na costa do Uruguai, que deve enviar umidade e ar "muito frio" ao Brasil, com possibilidade de neve na região Sul, em especial na serra catarinense.

"As cidades de Cambará do Sul, Vacaria, Bom Jesus e São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, e Urubici, Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, podem terminar o dia com temperaturas abaixo de 0?°C", afirma a Climatempo.

Na capital paulista, a mínima e máxima previstas despencam de 16ºC e 26ºC nesta segunda, para 9ºC e 16ºC na terça. O tempo só deve voltar a esquentar, lentamente, a partir de quinta, 26, quando a mínima é de 12ºC e 25º.

Chuva

Por conta da umidade, algumas regiões devem ter, também, acumulado de chuva e tempestades. É o caso do centro-oeste e litoral sul paulista, incluindo a capital; do Paraná; Mato Grosso do Sul e norte de Santa Catarina - neste último, a risco de chuva congelada.

O litoral nordestino de Pernambuco a Rio Grande do Norte e boa parte do Amazonas, Pará e Roraima também têm alerta para chuvas, apesar de não sofrerem influência do ciclone.

De acordo com o Inmet, o perigo é "potencial" para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia em todas essas regiões do País, com ventos intensos, de 40 a 60 km/h.

O principal horário para chuvas no Sul e Sudeste é das 10h às 21h desta segunda-feira. Já no Norte, duraram toda a madrugada e devem chegar ao fim nesta manhã. E no Nordeste, vão até a manhã desta terça.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade