Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Minnesota instalou painéis solares em duas plantações gigantes: cinco anos depois, elas se tornaram um paraíso para as abelhas

6 abr 2025 - 16h16
(atualizado em 7/4/2025 às 10h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A agrovoltaica, desenvolvida na década de 1980, combina geração de energia solar com agricultura. Embora esse conceito tenha mais de quarenta anos, sua adoção está apenas começando a se consolidar graças aos avanços tecnológicos e à redução de custos.

Essa abordagem oferece benefícios além do uso eficiente da terra e da produção de eletricidade. Por exemplo, os painéis solares geram áreas de sombra que reduzem a evaporação da água de irrigação e protegem as plantações contra ondas de calor. Além disso, essa técnica contribui para o repovoamento dos campos com abelhas, um fator-chave para a biodiversidade.

É importante enfatizar que os insetos nem sempre são considerados pragas. O desaparecimento de espécies, atribuído em parte à agricultura industrial e ao uso intensivo de pesticidas, representa uma ameaça significativa à biodiversidade e à segurança alimentar globalmente.

Os insetos, principalmente as abelhas, desempenham um papel crítico na polinização de 75% das plantações das quais dependemos para alimentação.

A pesquisa e seus resultados

Um estudo do Argonne National Laboratory mostrou que os projetos agrovoltaicos podem reverter o declínio das populações de abelhas e, ao mesmo tempo, aumentar exponencialmente a diversidade de insetos e flores.

Esta pesquisa, conduzida ao longo de cinco anos em duas instalações solares no sul de Minnesota, produziu resultados promissores para os insetos, com benefícios adicionais para a criação de habitat.

As descobertas concluíram...

Veja mais

Matérias relacionadas

Pontos de Wi-Fi públicos estão em mais da metade das cidades do Brasil, mas especialistas alertam para riscos

A recompensa da Rússia pelo alistamento na guerra da Ucrânia mudou a idade de seus soldados: homens na faixa dos 60 e 70 anos

Os EUA vão reabrir uma mina de antimônio que estava fechada há 30 anos; é uma resposta ao golpe recebido pela China

A China reivindica algumas ilhas do Japão como suas há 130 anos; então tomou uma decisão: cercá-las com boias

O Ártico vive uma situação muito anômala: temperaturas acima de zero em pleno inverno e uma anomalia térmica de 30º

Xataka
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade