Script = https://s1.trrsf.com/update-1742411713/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aílton Krenak diz que COP30 foi 'sabotada por governos' e critica Trump

Ambientalista, filósofo e escritor criticou a saída dos Estados Unidos de protocolos ambientais, como o Acordo de Paris

13 mar 2025 - 18h25
(atualizado às 20h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Imortal da ABL, Aílton Krenak diz que COP30 foi 'sabotada por governos' e cita Trump: 'A começar por aquele topetudo'
Imortal da ABL, Aílton Krenak diz que COP30 foi 'sabotada por governos' e cita Trump: 'A começar por aquele topetudo'
Foto: Divulgação/ABL

Pouco após ser empossado presidente dos Estados Unidos no dia 20 de janeiro, Donald Trump assinou mais de 80 decretos e ordens executivas -- dentre elas, a retirada dos EUA do Acordo de Paris, o que incomodou pesquisadores e ambientalistas ao redor do mundo.

Ao Terra Agora desta quinta-feira, 13, Aílton Krenak, filósofo, escritor e Imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), criticou a decisão de Trump às vésperas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30)

Uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, Krenak destacou que a conferência foi 'sabotada por grandes governos' e citou Donald Trump: "A começar por aquele sujeito topetudo que já disse que os Estados Unidos não vão aderir a nenhum protocolo e está detonando o meio ambiente global". 

Krenak ressalta que o Brasil, 'a despeito de ser um grande país na América Latina', não pode fazer sozinho o trabalho de proteção da Amazônia: "Proteger a Floresta Amazônica é uma tarefa global. Por mais importante que aquele bioma seja, ele está sendo comido por baixo pelo garimpo, pela mineração e pela ameaça recente de retomar o crescimento econômico com a possível perfuraçã de poços de petróleo". 

"Seria uma boa ideia uma conferência do clima em um lugar do mundo chamado Amazônia", diz Krenak:

"Seria um tiro no pé esse paraíso ambiental do planeta inventar de concorrer com o Oriente Médio e furar o chão para tirar petróleo. Deixa esse negócio para os sheiks", afirmou o ambientalista, que considerou que o Brasil é 'pressionado pela economia global' a continuar dependendo dos combustíveis fósseis

"É uma fonte de energia que hoje tá 'bombando' no planeta, literalmente. De tanto bombar, vai acabar sumindo com nós todos. A ideia da transição energética, que é um dos princípios que convoca essa conferência do clima, é sobre como a gente vai transitar do fóssil para fontes de energia, não só renováveis, do ponto de vista econômico, mas também que emitam menos carbono, mais limpas", disse. 

Krenak destacou que tem a expectativa de que, na COP30, movimentos sociais e organizações da sociedade civil de várias partes do mundo pressionem os respectivos governos para a ratificação dos compromissos ambientais firmados durante a conferência

"O Brasil tem que decidir se quer extrair petróleo e arrancar ouro a qualquer custo da Bacia Amazônica ou se quer conservar a biodiversidade da floresta e pôr o país num patamar vantajoso para negociar com negacionistas do clima", afirmou o ambientalista. 

Terra Agora vai ao ar toda quinta-feira, às 17h, ao vivo na home do TerraYoutube e nas redes sociais do Terra.

"Brasil deve decidir: extrair petróleo ou conservar biodiversidade", diz Ailton Krenak:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade