PUBLICIDADE

Arraia surpreende especialistas e engravida após oito anos sem contato com machos

Caso aconteceu em um aquário em Hendersville, na Carolina do Norte; principal hipótese é que o animal tenha passado por partenogênese

16 fev 2024 - 17h07
(atualizado às 18h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A arraia Charlotte está grávida, mesmo estando há 8 anos sem contato com um macho. A hipótese inicial era de fecundação por um dos tubarões com quem divide o tanque, mas a possibilidade foi descartada.
Arraia surpreende aquário nos EUA após aparecer grávida
Arraia surpreende aquário nos EUA após aparecer grávida
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma arraia fêmea, que passou ao menos oito anos sem contato com um macho, surpreendeu a toda a equipe de um aquário nos Estados Unidos ao aparecer prestes a dar à luz. A arraia, carinhosamente de Charlotte, está prenha de até quatro filhotes, conforme divulgou a instituição nas redes sociais. 

O caso inusitado aconteceu em um tanque do Aquarium and Shark Lab da cidade de Hendersonville, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Os pesquisadores perceberam, a princípio, que a arraia estava inchada e decidiram realizar exames de ultrassom, temendo a existências de tumores. 

Foi então que a equipe comemorou ao saber que os nódulos eram, na verdade, filhotes da arraia. Desde a descoberta, o aquário está em contato com especialistas da Austrália e Reino Unido para desvendar o que fez com que a arraia pudesse ficar prenha, uma vez que ela não tem contato com machos. 

Em entrevista à Fox News, a fundadora da instituição, Brenda Ramer, contou que chegou a cogitar que a arraia pudesse ter sido fecundada por um dos pequenos tubarões com quem divide o tanque. A hipótese remota, porém, foi substituída por uma mais plausível: a arraia passou por uma partenogênese. 

O fenômeno permite que algumas espécies tenham reprodução assexuada, quando um óvulo não fertilizado se une a uma célula da mãe, sem contribuição genética de um macho. A partenogênese já foi registrada em algumas espécies de insetos, peixes, anfíbios, aves e répteis, mas não em mamíferos. 

A resposta em definitivo para o mistério da gravidez da arraia só poderá ser resolvido com exames de DNA, afirmou Brenda.

"Não importa o que aconteça, só estamos torcendo para que Charlotte e os filhotes passem por isso bem", reiterou a fundadora. 

Enquanto aguarda para dar à luz aos novos integrantes do aquário, a arraia virou uma 'sensação' entre visitantes e internautas, que podem acompanhar o processo de sua gravidez nas redes sociais da instituição.

Como é a gravidez do cavalo-marinho? Vídeo viral mostra animal dando à luz Como é a gravidez do cavalo-marinho? Vídeo viral mostra animal dando à luz

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade