Após queda de 100 metros e 11 horas na lama, sargento que resgatou gestante no RS é encontrado
Militar caiu em ribanceira e rastejou até encontrar abrigo, no norte gaúcho
Sargento que salvou gestante despencou em ribanceira no Rio Grande do Sul, passou 11 horas rastejando até achar abrigo e foi localizado.
O sargento aposentado de 62 anos, João Luiz Ornel dos Santos, foi protagonista de uma história heróica no Rio Grande do Sul, estado atingido por temporais e enchentes desde o final de abril. Ele desapareceu após cair de uma ribanceira enquanto resgatava uma mulher grávida, no interior de São José do Herval, no norte gaúcho.
Nesta segunda-feira, 13, Ornel contou como conseguiu se salvar: ele rastejou durante 11 horas até localizar um abrigo. O relato foi ao ar no programa Mais Você, da Rede Globo, comandado por Ana Maria Braga.
O jornalista Arthur Ruschel, que entrevistou o sargento, explicou que o norte do estado foi menos afetado pelas chuvas. No entanto, estradas que dão acesso à região cederam e, com isso, famílias inteiras ficaram isoladas. O sargento Ornel atuava no resgate de uma gestante em uma dessas comunidades. Quando retornava, no dia 3 de maio, ele não viu uma ribanceira, despencou cerca de 100 metros e ficou desaparecido por 36 horas.
Ornel contou que caiu de barriga na ribanceira e seguiu pela lama até encontrar o rio. Na sequência, achou uma casa, numa região que já havia sido destruída. "Só ficou essa casa de pé, onde me resguardei e me protegi", disse.
"Eu rastejei por 11 horas no meio do barro e do mato, até chegar a uma casa onde me socorri. Cheguei lá em torno de 5 horas da manhã, passei o sábado lá até domingo de manhã. Foi quando meus colegas me acharam. (...) Quando cheguei, agradeci a Deus e a Nossa Senhora de Fátima porque estava salvo. Eu tinha certeza de que minha família achava que não sairia vivo", relatou o sargento durante a reportagem da emissora.
A mulher salva por Ornel já estava com quase 39 semanas de gestação. Ela deu à luz o pequeno Théo Vitório no dia 4 de maio. Mãe e filho passam bem.