Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Após queda de 100 metros e 11 horas na lama, sargento que resgatou gestante no RS é encontrado

Militar caiu em ribanceira e rastejou até encontrar abrigo, no norte gaúcho

13 mai 2024 - 14h16
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Sargento que salvou gestante despencou em ribanceira no Rio Grande do Sul, passou 11 horas rastejando até achar abrigo e foi localizado.

O sargento aposentado de 62 anos, João Luiz Ornel dos Santos, foi protagonista de uma história heróica no Rio Grande do Sul, estado atingido por temporais e enchentes desde o final de abril. Ele desapareceu após cair de uma ribanceira enquanto resgatava uma mulher grávida, no interior de São José do Herval, no norte gaúcho.

Nesta segunda-feira, 13, Ornel contou como conseguiu se salvar: ele rastejou durante 11 horas até localizar um abrigo. O relato foi ao ar no programa Mais Você, da Rede Globo, comandado por Ana Maria Braga.

Após ajudar gestante, sargento ficou 36 horas desaparecido
Após ajudar gestante, sargento ficou 36 horas desaparecido
Foto: Reprodução/Rede Globo

O jornalista Arthur Ruschel, que entrevistou o sargento, explicou que o norte do estado foi menos afetado pelas chuvas. No entanto, estradas que dão acesso à região cederam e, com isso, famílias inteiras ficaram isoladas. O sargento Ornel atuava no resgate de uma gestante em uma dessas comunidades. Quando retornava, no dia 3 de maio, ele não viu uma ribanceira, despencou cerca de 100 metros e ficou desaparecido por 36 horas

Ornel contou que caiu de barriga na ribanceira e seguiu pela lama até encontrar o rio. Na sequência, achou uma casa, numa região que já havia sido destruída. "Só ficou essa casa de pé, onde me resguardei e me protegi", disse.

"Eu rastejei por 11 horas no meio do barro e do mato, até chegar a uma casa onde me socorri. Cheguei lá em torno de 5 horas da manhã, passei o sábado lá até domingo de manhã. Foi quando meus colegas me acharam. (...) Quando cheguei, agradeci a Deus e a Nossa Senhora de Fátima porque estava salvo. Eu tinha certeza de que minha família achava que não sairia vivo", relatou o sargento durante a reportagem da emissora.

A mulher salva por Ornel já estava com quase 39 semanas de gestação. Ela deu à luz o pequeno Théo Vitório no dia 4 de maio. Mãe e filho passam bem.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade