PUBLICIDADE

Parabólica

Verstappen erra no fim e Hamilton garante a pole na Arábia

Verstappen bate ao tentar superar tempo de Hamilton e termina apenas em terceiro. Inglês da Mercedes larga da pole position no GP da Arábia

4 dez 2021 - 15h19
(atualizado às 15h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Lewis Hamilton na classificação para o GP da Arábia Saudita
Lewis Hamilton na classificação para o GP da Arábia Saudita
Foto: Mercedes / Twitter

Em mais uma sessão de classficação emocionante, Lewis Hamilton anotou sua 103ª pole position na carreira. Mercedes e Red Bull se intercalaram com os melhores tempos do dia, ficando a definição apenas para o final do Q3.

Max Verstappen havia feito uma volta muito boa, mas que acabou sendo superada por Lewis Hamilton a poucos minutos do fim. Nos segundos finais, Verstappen precisou voltar à pista para tentar melhorar seu tempo e sentiu a pressão: errou e bateu sozinho na última curva, não indo além do 3º lugar.

Hamilton não foi superado por mais ninguém e parte do primeiro posto no GP da Arábia Saudita. Valtteri Bottas ainda garantiu o 2º lugar, fechando a primeira fila para a Mercedes.

Sergio Perez foi o melhor do Q1
Sergio Perez foi o melhor do Q1
Foto: Red Bull / Twitter

Em Q1 agitado, Perez faz o melhor tempo

Com pneus macios, Verstappen foi o primeiro a fazer volta boa, com 1min28s659. Hamilton tentou logo depois, mas errou ainda na curva 1, precisando refazer sua tentativa. 1min28s466, suficiente para se garantir no Q2. Sainz superou o tempo do inglês, com 1min28s330. Na metade do Q1, com todos tendo feitos voltas rápidas, a diferente entre o 1º e o 14º era de apenas 0s775. 

A Red Bull aproveitou a pista vazia para mandar Verstappen e Perez para suas segundas tentativas. O holandês fez o melhor tempo até aquele momento, com 1min28s285. Bottas, que sofreu um vazamento de combustível no terceiro treino livre e precisou trocar de motor às pressas para a classificação, logo superou o tempo de Verstappen: 1min28s057. 

Perez saiu para uma terceira tentativa e, mesmo com pneus gastos, fez 1min28s021, assumindo o primeiro lugar. Verstappen vinha para melhorar ainda mais o tempo, mas pegou um tráfego intenso no último setor e abortou a volta. 

Com vários pilotos cruzando a linha de chegada já com o cronômetro zerado, os eliminados do Q1 foram Nicholas Latifi, Sebastian Vettel, Lance Stroll, Mick Schumacher e Nikita Mazepin. 

Bottas, detentor do segundo melhor tempo, começou a sofrer problemas de motor no fim do Q1. Ele levou seu Mercedes lentamente ao box e acabou parando ainda antes de chegar à garagem da equipe. Mas o motor foi reiniciado e o finladês pôde seguir para o Q2.

Valtteri Bottas, da Mercedes
Valtteri Bottas, da Mercedes
Foto: Mercedes / Twitter

Hamilton é o mais rápido do Q2.

As Red Bulls foram à pista logo no início no Q2, e Verstappen foi o primeiro a entrar na casa dos 27, com 1min27s953. Hamilton fez um tempo 0s7 acima, ficando atrás também de Perez, Bottas e Leclerc. Em nova tentativa, o inglês pulou para 2º. 

Verstappen e Sainz erraram no mesmo ponto da pista, a curva 10. Max deu apenas uma escapada, enquanto Sainz tomou um susto maior e perdeu o controle do carro. Para sorte de ambos, aquele é um dos poucos trechos do circuito com área de escape. Pequena, mas foi o suficiente para evitar duas batidas. 

Perez voltou à pista e superou o tempo de Verstappen por apenas 0s007. Hamilton tirou uma volta da cartola no fim da sessão e cravou 1min27s7 

Sainz voltou à pista para tentar fazer uma volta, mas errou novamente no mesmo ponto, e acabou abortando a volta mais uma vez. Com isso, ficou de fora, com o 15º ponto. Além dele, ficaram de fora Ricciardo, Raikkonen, Alonso e Russell. 

Bottas novamente teve história para contar na parte final de um Q. Dessa vez, se envolveu em um leve toque com Kimi Raikkonen, que vinha em volta rápida. Felizmente, sem maiores consequências. A outra Alfa Romeo, do demitido Antonio Giovinazzi, passou para o Q3 mesmo dando um leve toque no muro.

Verstappen bate na última curva da última volta
Verstappen bate na última curva da última volta
Foto: F1 / Twitter

Verstappen sente a pressão e erra em momento decisivo

A Mercedes tentou se aproveitar da pista livre no início do Q3. Hamilton, no entanto, desperdiçou a chance ao errar na curva 9. Bottas fez 1min28s143. O inglês emendou outra volta antes de voltar aos boxes, e fez 1min28s035. Verstappen esmagou o tempo de Hamilton com a melhor volta do fim de semana: 1min27s653. Bottas ainda se colocou entre os dois. 

Hamilton saiu para sua tentativa final com dois minutos para o fim da sessão e conseguiu superar Max: 1min27s511. Volta espetacular. 

Com a pressão em seus ombros, o líder do campeonato voltou para a pista com o cronômetro zerado e vinha fazendo uma volta de pole, mas errou apenas na última curva, batendo no muro com o pneu traseiro direito. Fim de treino, e o peso aumentou ainda mais: Bottas ainda tomou o segundo lugar, garantindo uma primeira volta da Mercedes.

Hamilton larga da pole, com Bottas ao seu lado. As Mercedes serão seguidas por Vestappen, Leclerc, Perez, Gasly, Norris, Tsunoda, Ocon e Giovinazzi. A corrida acontece no domingo (05), com largada programada para as 14h30.

Classificação do GP da Arábia Saudita
Classificação do GP da Arábia Saudita
Foto: F1 / Twitter
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade