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Saiba quem são os patrocinadores da Alfa Romeo Racing Orlen

No terceiro texto desta série, vamos detalhar os patrocinadores do time italiano que sucedeu a Sauber, mas cuja sede segue na Suíça

21 mai 2021 - 14h15
(atualizado em 1/6/2021 às 19h38)
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Foto oficial da apresentação do Alfa Romeo C41.
Foto oficial da apresentação do Alfa Romeo C41.
Foto: Alfa Romeo Racing Orlen / Divulgação

Pode não parecer, mas não faz nem dois anos completos que a Alfa Romeo retornou às corridas de Fórmula 1 como equipe. Atualmente denominado Alfa Romeo Racing Orlen, o time adquiriu a antiga Sauber em 2019 e, desde então, trouxe a renomada marca italiana de volta às pistas. Detalhe: a tradição de Peter Sauber batizar seus carros com a inicial C, em homenagem à esposa Christine, foi mantida pelos novos donos, e o carro desta temporada é o C41. Detalhe: mesmo sem ser considerada uma das poderosas, a Alfa Romeo possui diversos patrocínios – cujas marcas estão presentes não só em seus carros.

Conheça a seguir quais são e o que fazem os patrocinadores do time, cuja sede localiza-se em Hinwil, na Suíça.

Alfa Romeo: para quem não sabe, a famosa montadora italiana foi fundada em 1910 apenas como Alfa, sigla para Anonima Lombarda Fabbrica Automobili. Só dez anos depois é que a empresa passaria a se chamar Alfa Romeo, por conta do presidente da empresa na época, Nicola Romeo. Em 1986, com o intuito de evitar que a marca – considerada um patrimônio italiano – fosse parar nas mãos da Ford, a Fiat adquiriu a empresa, numa manobra que contou com o apoio do governo italiano.

Orlen: o nome oficial da principal parceira do time é PKN Orlen, uma empresa petrolífera polonesa, com sede em Plock, e que possui diversas distribuidoras de combustível pela Europa.

Adler Pelzer Group: empresa de origem alemã, especializada no desenvolvimento e na produção de sistemas acústicos e térmicos para o setor automotivo. Produz mantas isolantes que mantém o interior dos automóveis silenciosos, por exemplo.

Giovinazzi, durante a sessão de classificação para o GP da Espanha.
Giovinazzi, durante a sessão de classificação para o GP da Espanha.
Foto: Alfa Romeo Racing Orlen / Divulgação

Acer: gigante fornecedora de computadores, tablets e notebooks, com sede em Taiwan, é uma das maiores fabricantes de computadores pessoais do planeta.

Autodelta: surgiu como equipe de competição em 1961, mas foi tão bem sucedida que dois anos depois tornou-se o time oficial da Alfa Romeo. Na verdade, não se trata de patrocínio, pois a logomarca está estampada na parte superior da carenagem do C41 como homenagem à antiga escuderia.

Built for Athletes: fabricante britânica de mochilas, bolsas e acessórios para esportistas.

Carrera: conhecida marca de óculos de sol e esportivos, foi fundada em 1956, na Áustria, mas hoje está sediada na Itália.

Code Zero: marca de roupas casuais e esportivas, é mais conhecida nas competições náuticas. Fornece o uniforme dos integrantes da equipe.

Kimi Raikkonen em volta rápida na sessão de classificação para o GP da Espanha.
Kimi Raikkonen em volta rápida na sessão de classificação para o GP da Espanha.
Foto: Alfa Romeo Racing Orlen / Divulgação

Giulia GTA/GTAm: o primeiro é a versão esportiva do sedã médio da Alfa Romeo, cujo nome evoca um clássico da marca, o Giulia Sprint GTA, de 1956. Já o GTAm é a configuração ainda mais potente do modelo, que teve produção limitada a 500 unidades.

Huski Chocolate: marca sueca de chocolates criada em 2012, passou a estampar sua marca no C41 a partir do GP de Portugal. Também está presente nos carros da McLaren.

Singha Corporation: nome de fantasia da Boon Rawd Brewery, primeira cervejaria da Tailândia, fundada em 1933. Com o tempo, a companhia diversificou suas atividades, e hoje é um conglomerado que atua nas áreas de produção de bebidas, empacotamento, agricultura, alimentos e restaurantes, reunindo mais de 50 empresas.

Pirelli: a fabricante italiana de pneus é a atual fornecedora exclusiva para a Fórmula 1.

Aditive Industries: especializada em impressão 3D, agiliza o processo de levar projetos “do laboratório à fábrica”. Atua principalmente nas áreas aeroespacial, automotiva, médica e de equipamentos de alta tecnologia.

As marcas dos patrocinadores não são expostas apenas nos carros ou nos uniformes das equipes.
As marcas dos patrocinadores não são expostas apenas nos carros ou nos uniformes das equipes.
Foto: Alfa Romeo Racing Orlen / Divulgação

Floyd: fabricante alemã de malas de viagem, especializada em modelos de estrutura rígida equipados com rodízios e alças retráteis.

GlobeAir: empresa de aviação executiva, possui aproximadamente 50% de participação do mercado europeu, sendo a líder do segmento no continente.

Iqoniq: de acordo com a explicação da própria, trata-se de uma “nova plataforma de engajamento de fãs que visa exclusivamente o mundo dos esportes e entretenimento”.

Iveco: marca integrante do grupo CNH Industrial (Case New Holland), voltada para o setor de veículos comerciais, transportes e máquinas agrícolas. No Brasil, possui portfólio que inclui comerciais leves (linha Daily) até tratores (NH).

Livinguard: plataforma de tecnologia de higiene, com sede na Suíça, afirma ser a primeira empresa no mundo a “capacitar têxteis e outros materiais com propriedades autodesinfetantes”.

Marelli: empresa que surgiu após a compra da italiana Magneti Marelli pela japonesa Calsonic Kansei, é uma gigante mundial no fornecimento de autopeças de diversos tipos.

Mitsubishi Electric: líder no mercado asiático em automação de fábrica, está presente em vários segmentos, como indústria aeroespacial e médica – além da Fórmula 1.

Save the Children: a maior organização independente em favor dos direitos da criança no mundo é apoiada pela equipe.

Sparco: fabricante italiana de equipamentos e acessórios para praticantes de esportes a motor, fornece macacões par os integrantes do time, assim como para os pilotos.

Walter Meier: empresa suíça especializada em soluções em usinagem de precisão.

Zadara: empresa americana de tecnologia especializada em armazenamento de dados em nuvem, tem sede na Califórnia e escritórios em vários países.

Nos macacões

Iloq: empresa finlandesa que desenvolve sistemas de acesso digital em substituição a bloqueios mecânicos de aparelhos eletrônicos.

EightOne: marca de bebidas energéticas, estava presente nos carros, mas agora estampa apenas os macacões dos pilotos e os uniformes dos integrantes.

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