3 eventos ao vivo

Volkswagen terá picapes elétricas anti-Tesla Cybertruck

Executivo da marca alemã confirma o desenvolvimento de duas picapes elétricas; Volkswagen não venderá Amarok e Tarok nos EUA

29 mar 2021
16h53
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Conceito Atlas Tanoak pode inspirar futura picape elétrica da Volkswagen.
Conceito Atlas Tanoak pode inspirar futura picape elétrica da Volkswagen.
Foto: VW / Divulgação

Com planos de lançar 75 modelos totalmente elétricos até 2029, a Volkswagen terá duas picapes elétricas nos Estados Unidos. De olho no crescente segmento de picapes zero emissão, a Volkswagen apostará em dois modelos inteiramente novos para enfrentar concorrentes como a exótica Tesla Cybertruck.

Com isso, a marca alemã não venderá no país a futura geração da Amarok -- que tem futuro incerto no Brasil -- e nem a picape monobloco Tarok, derivada do SUV Taos. O desenvolvimento de duas picapes da Volkswagen para os Estados Unidos foi confirmado por Hein Schafer, vice-presidente sênior de marketing de produto e estratégia da Volkswagen no continente americano.

Em entrevista realizada para o podcast Autoline After Hours, o executivo também acrescentou que não se trata dos modelos Amarok e Tarok, e sim de duas picapes elétricas inteiramente novas. Isso porque a marca alemã não tem planos de lançar novos modelos a combustão nos Estados Unidos. Além disso, o que se sabe é que nenhum dos dois modelos será concorrente da futura Ford Maverick, uma vez que a possibilidade foi descartada por Schafer.

Volkswagen terá duas picapes elétricas, uma média e a outra grande.
Volkswagen terá duas picapes elétricas, uma média e a outra grande.
Foto: VW / Divulgação

Ambas as picapes seriam baseadas na plataforma modular para carros elétricos da marca, a MEB, que já é utilizada pelos modelos ID.3 e ID.4 (este último, será fabricado nos EUA). Conforme antecipado por Schafer, a plataforma MEB daria a possibilidade de desenvolver uma “picape média ou algo um pouco maior”. 

Com uma picape média e uma grande, a Volkswagen competirá contra outras picapes elétricas já anunciadas, dentre elas a Rivian R1T, a GMC Hummer, e até mesmo a já citada Tesla Cybertruck. Além delas, a Volkswagen também terá a companhia de Ford e Chevrolet, que já anunciaram o desenvolvimento de versões elétricas dos modelos F e Silverado, respectivamente.

A exótica Tesla Cybertruck terá que enfrentar a concorrência da Volks.
A exótica Tesla Cybertruck terá que enfrentar a concorrência da Volks.
Foto: Tesla / Divulgação

Por enquanto, ambos os modelos só estão confirmados para os Estados Unidos, ainda sem data para o lançamento. Para o Brasil, há a expectativa pela chegada do ID.4, que será o primeiro modelo 100% elétrico da Volkswagen no país, que também não tem data para chegar ao Brasil.

Veja também:

Novo Corolla Cross: chegou o SUV da Toyota
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade