Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Volkswagen Nivus está pronto e será maior que o T-Cross

Com porta-malas de 415 litros e tecnologias de segmento premium, o SUV cupê ficará posicionado entre o Polo e o T-Cross. Veja mais detalhes

15 abr 2020 - 16h35
(atualizado às 16h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Grade dupla na dianteira e luzes diurnas de LED dão um belo visual ao Nivus.
Grade dupla na dianteira e luzes diurnas de LED dão um belo visual ao Nivus.
Foto: VW / Divulgação

A Volkswagen divulgou mais informações sobre o novíssimo modelo Nivus. O carro é chamado internamente de New Urban Coupé (Novo Cupê Urbano), mas a própria Volks diz que ele também pode ser considerado um crossover ou um SUV cupê. Mais: fazendo uma brincadeira com o slogan da Kia Motors para o Soul, a montadora afirma que o Nivus pode ser chamado até de “carro design”. Independentemente da classificação de sua carroceria, o Volkswagen Nivus já tem seu posicionamento definido: ficará entre o Polo (hatch) e o T-Cross (SUV).

Apesar da quarentena pela pandemia de Covid-19, o novo novo Volkswagen Nivus não sofreu grande atraso em seu cronograma de lançamento. Ele será colocado à venda em junho (a previsão era final de maio). A partir do segundo semestre, o Nivus será lançado também nos demais países da América Latina. Nas fotos que a Volkswagen divulgou hoje, o Nivus aparece camuflado de vermelho e preto, mas já é possível observar todas as suas principais linhas.

A montadora alemã revelou também vários itens técnicos do Nivus, bem como seus principais equipamentos. O carro usará o motor 1.0 de três cilindros 200 TSI. Ele é flex, tem turbo e injeção direta de combustível. A potência máxima é de 128 cv e o torque é de 200 Nm. Trata-se do mesmo motor que equipa o Polo, o T-Cross e o Virtus. O câmbio é automático de seis marchas.

A coluna C em queda, formando o estilo cupê, será o grande charme do Volkswagen Nivus.
A coluna C em queda, formando o estilo cupê, será o grande charme do Volkswagen Nivus.
Foto: VW / Divulgação

Segundo a Volkswagen, o Nivus está “em fase final de testes”. Na realidade, o carro já deve estar pronto, como revelam as fotos, mas a linha de montagem está parada por causa da quarentena. Ele será produzido na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), usando a plataforma modular MQB. Graças a ela, a Volkswagen conseguiu dar ao Nivus um bom porta-malas de 415 litros. O desenvolvimento foi todo da Volkswagen do Brasil (design e engenharia), mas o Nivus será produzido e vendido também na Europa.

O design inovador é seguramente o maior atrativo do Volkswagen Nivus. A queda na coluna C segue a tendência de SUVs cupês dos segmentos premium e de luxo, mas a Volks conseguiu fazer isso num carro compacto. O forte é a esportividade. As rodas serão de 17” (liga leve, claro) para combinar com a ousadia do desenho. Segundo o fabricante, o Nivus terá faróis, lanternas e luzes diurnas de LED, com “uma assinatura visual inédita nos modelos Volkswagen”.

Nada se falou sobre as versões, mas é bem provável que o carro tenha uma configuração de entrada, batizada apenas com a marca 200 TSI, uma versão intermediária Comfortline e uma topo de linha Highline. Uma nova central multimídia (VW Play) estreará com o Nivus, trazendo tela de alta definição e diversas funcionalidades. Segundo a Volkswagen, a central VW Play estabelecerá “um novo patamar de conectividade no mercado brasileiro”. Não é de se duvidar, pois o sistema que equipa os atuais modelos da marca já é muito bom e superior ao de muitos concorrentes.

As medidas do Nivus divulgadas pela Volks: comprimento maior do que o T-Cross.
As medidas do Nivus divulgadas pela Volks: comprimento maior do que o T-Cross.
Foto: VW / Divulgação

A questão da segurança continuará tendo atenção por parte do fabricante, como vem ocorrendo desde o lançamento do Volkswagen Up. Na versão topo de linha, o Nivus contará com piloto automático adaptativo (ACC), sistema de frenagem de emergência e alerta de tráfego à frente de forma sonora e visual. Espera-se airbags laterais em todas as versões e airbags de cortina pelo menos na Highline.

A Volkswagen também divulgou algumas medidas do Nivus. Ele terá 4,266 m de comprimento (+20,9 cm sobre o Polo e +6,7 cm sobre o T-Cross), 2,566 m de entre-eixos (+0,1 cm sobre o Polo e -8,5 cm em relação ao T-Cross) e 1,496 m de altura (+2,8 cm sobre o Polo e -7,2 cm em relação ao T-Cross). A largura não foi divulgada (o Polo tem 1,751 m e o T-Cros tem 1,760 m). O Nivus terá ainda 84,4 cm de balanço dianteiro e 85,6 cm de balanço traseiro. Balanço é a distância entre o centro da roda e o início ou o fim do carro.

A suspensão do Nivus será elevada em 1 cm em relação ao Polo. O eixo traseiro terá maior rigidez torcional. Os freios serão a disco nas quatro rodas. Segundo a Volkswagen, a suspensão traseira será “interdependente” (ou seja, por eixo de torção) e o carro terá ajuste específico em relação ao Polo e ao T-Cross, o que é normal. A direção contará com assistência elétrica. Os pneus escolhidos são da família 665, com perfil mais alto, o que representa uma elevação de 1,7 cm em relação ao Polo.

Teaser do VW Nivus, que estreia em maio de 2020.
Teaser do VW Nivus, que estreia em maio de 2020.
Foto: VW / Divulgação
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade