Quer um Rolls-Royce único? Pode custar até R$ 75 milhões
Rolls-Royce reativa divisão de carros de luxo personalizados. Cliente pode encomendar o que quiser no carro, até mesas com banquinhos
Um Rolls-Royce mais exclusivo. A montadora inglesa Rolls-Royce acaba de anunciar o retorno do seu departamento de Coachbuild. O serviço será oferecido aos clientes da marca, e consiste na criação de carrocerias sob medida em um chassi pré-montado. Em 2017, a Rolls-Royce apresentou o modelo Sweptail, que teve apenas uma unidade produzida e custou cerca de 10 milhões de libras (R$ 75,3 milhões).
Para os clientes mais endinheirados, será a oportunidade de encomendar modelos únicos e exclusivos da Rolls-Royce. “Restabelecemos formalmente nosso departamento de Coachbuild para aqueles clientes que desejam ir além das restrições existentes e explorar suas possibilidades quase ilimitadas. Podemos oferecer aos nossos clientes a oportunidade de criar um automóvel em que cada elemento é construído à mão de acordo com as suas necessidades individuais específicas”, afirmou Torsten Müller-Ötvös, CEO da Rolls-Royce.
Os novos carros personalizados da Rolls-Royce serão feitos sobre a nova arquitetura modular de luxo da marca, que foi introduzida com a oitava geração do modelo Phantom. A nova plataforma conta com estrutura de alumínio, o que de acordo com a Rolls-Royce, permite uma possibilidade maior de personalização, respeitando os limites de “design fundamental e requisitos de engenharia”.
“A capacidade de personalizar quase todos os aspectos de seus automóveis é um dos principais motivos pelos quais nossos clientes nos procuram. Mas sabemos que alguns desejam ir ainda mais longe. Em 2017, surpreendemos o mundo com nosso primeiro automóvel totalmente construído em chassi da era moderna, o Rolls-Royce Sweptail”, completa o CEO da montadora.
O Rolls-Royce Sweptail foi encomendado em 2013 por um comprador anônimo. Ele demorou quatro anos para ser construído e foi apresentado no concurso italiano Villa d’Este de 2017. O cupê de dois lugares é baseado no modelo Phantom e conta com design inspirado nos modelos da década de 1920. Na frente, o Sweptail conta com a tradicional grade do radiador e o símbolo Spirit of Ecstasy. O destaque do modelo é o grande teto de vidro panorâmico. A peça de vidro acompanha o caimento do teto, e se afunila na traseira, que se parece com a popa de um barco. As lanternas são de LED e são interligadas por um aplique prateado.
O interior do modelo não teve imagens reveladas. No entanto, a Rolls-Royce afirma que o Sweptail conta com um acabamento minimalista e contemporâneo, com uso de materiais como couro, titânio e madeira nobre. O console central oferece um compartimento refrigerado e duas taças de cristal. Por fim, há também um conjunto de malas feitas sob medida pela marca. Não foram reveladas informações sobre a motorização do Rolls-Royce Sweptail.
Os modelos feitos sob medida eram uma realidade no segmento de luxo até os anos 30. Na época, os proprietários costumavam encomendar carrocerias exclusivas, que eram montadas de acordo com o gosto do cliente. A Rolls-Royce oferecia o chassi ao fabricante de carrocerias terceirizado, e este construía a carroceria do carro com um design próprio seguindo as proporções estabelecidas pela Rolls-Royce. Dentre os modelos de destaque dessa época, estão o Phantom I Brougham De Ville (1926), o 17EX (1928) e o Phantom II Continental Drophead Coupé (1934).
Essa forma de construção durou até meados dos anos 60, com o surgimento dos carros monobloco, o que impossibilitava grandes alterações na carroceria. O último modelo Rolls-Royce construído com chassi separado foi o Phantom VI, que foi produzido de 1968 até 1993 de forma limitada. Ele ganhou uma versão especial em 1972, que contava com carroceria limusine projetada e construída pela HJ Mulliner, na época uma subsidiária da Rolls-Royce.
Por enquanto, a Rolls-Royce ainda não revelou muitos detalhes a respeito da nova divisão de Coachbuild. No entanto, a marca afirmou que fará um pronunciamento oficial em breve. Vale lembrar que a marca já conta com a divisão de personalização Bespoke, que oferece serviços de customização em motores e na aparência dos modelos de série da montadora inglesa.