PUBLICIDADE

Primeiras impressões: novos Audi A3 Sportback e A3 Sedan

Já dirigimos os novíssimos Audi A3 Sportback e A3 Sedan, que estreiam no Brasil por R$ 229.990 e surpreendem pelo desempenho com motor 2.0

22 nov 2021 - 09h01
(atualizado às 09h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Audi A3 Sportback 2022
Audi A3 Sportback 2022
Foto: Audi/Divulgação

Lançados em maio, os novos Audi A3 Sportback e A3 Sedan já estão no Brasil. Com a missão de ser a porta de entrada da montadora alemã no país, os novos modelos chegam importados de Ingolstadt (Alemanha) com preço inicial de R$ 229.990. Já dirigimos os novos Audi A3 Sportback e A3 Sedan entre as cidades de São Paulo e Tatuí (SP), em um percurso de aproximadamente 300 km ida e volta.

O Audi A3 é o veículo mais vendido da marca alemã em sua história no Brasil. De acordo com estimativas da própria Audi, foram vendidos cerca de 90 mil unidades do A3 no Brasil desde o lançamento da primeira geração do modelo no país, em 1997. Esse número representa cerca de 50% de todos os Audi vendidos oficialmente no Brasil. Além disso, o modelo também foi produzido localmente em duas ocasiões: entre 1999 e 2006 na versão hatch, e entre 2015 e 2020 na versão Sedan. 

Audi A3 Sportback 2022
Audi A3 Sportback 2022
Foto: Audi/Divulgação

Ao dirigir, o desempenho da versão Performance Black 2.0 agrada bastante. Construído sobre a plataforma MQB Evo, o novo Audi A3 de 190 cv acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos. Já a velocidade máxima é de 248 km/h no caso do A3 Sedan e 241 km/h para o A3 Sportback, de acordo com a Audi. As retomadas de velocidade são excelentes, uma vez que os 320 Nm de torque já estão disponíveis a partir de 1.500 rpm. 

Ao pisar mais fundo no acelerador, as respostas do motor são bem rápidas, tornando o turbo lag praticamente imperceptível. Nessa versão, o câmbio é o automatizado de dupla embreagem S tronic de 7 marchas. Ele faz trocas automáticas de forma bem rápida, e também pode ser comandado através de shift-paddles no volante. O modelo também oferece o sistema Audi Drive Select, que tem diferentes modos de direção: comfort, dynamic, efficiency, auto e individual.

Audi A3 Sedan 2022
Audi A3 Sedan 2022
Foto: Audi/Divulgação

Para efeito de comparação, o Audi A3 equipado com o motor 1.4 de 150 cv e 250 Nm chega aos 100 km/h em 8,8 segundos, e atinge uma velocidade máxima de 227 km/h (219 km/h para o A3 Sportback). Nesse caso, a transmissão é uma automática Tiptronic de 8 marchas. Sempre com tração dianteira, os novos Audi A3 têm a dirigibilidade como um destaque. A suspensão independente nas quatro rodas filtra bem as imperfeições do solo mesmo com as rodas de 18’’, e a direção elétrica é firme em velocidades mais elevadas.

Por fora, o design dos novos A3 chama bastante a atenção. Sempre equipados com o pacote visual S line, o conjunto visual de ambos os modelos agrada. Na dianteira, o destaque fica para a ampla grade frontal Singleframe e para os faróis Full LED de formato irregular. As rodas são de 18’’ em ambas as versões, e com acabamento diamantado na Performance Black. Na traseira, apesar da diferença de carroceria, os novos Audi A3 Sportback e A3 Sedan contam com elementos em comum. Ambos trazem lanternas de LED que invadem a tampa do porta-malas, que abriga a placa. 

Audi A3 Sedan 2022
Audi A3 Sedan 2022
Foto: Audi/Divulgação

Por dentro, o acabamento do novo Audi A3 agrada, e conta com materiais sensíveis ao toque na parte superior do console e nas portas dianteiras. O design traz elementos inspirados no Lamborghini Urus, como as saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marcha com acionamento eletrônico. O volante multifuncional com base reta oferece uma boa empunhadura, e a posição de dirigir é excelente. Os bancos esportivos de couro são confortáveis, e o painel de instrumentos digital oferece boa leitura das informações exibidas na tela de 12,3’’. 

Audi A3 Sedan 2022
Audi A3 Sedan 2022
Foto: Audi/Divulgação

A central multimídia MMI de 10,1’’ oferece comandos intuitivos e sistema fluido. Ela também traz suporte aos recursos Apple CarPlay e Android Auto. Uma ressalva é a de que essas funções ainda dependem da conexão através de cabos USB, enquanto modelos mais em conta já oferecem o espelhamento sem fio. A boa notícia é que essa funcionalidade deve ser incorporada pelo A3 já nos próximos anos.

Vendido em duas versões, o novo Audi A3 oferece um bom pacote de equipamentos desde a versão 1.4, que será oferecida de forma limitada. Dentre os itens de série, o modelo traz seis airbags, apoio lombar com ajuste elétrico, ar-condicionado dual-zone, faróis Full-LED com setas traseiras dinâmicas, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial, park-assist, visual exterior S line e volante multifuncional com base reta. O novo Audi A3 conta ainda com oito opções de cores exteriores, com destaque para o chamativo Amarelo Píton. Já no interior, é possível escolher entre três opções de revestimentos. 

A versão Performance Black ainda adiciona itens como carregador por indução, bancos esportivos, banco do motorista com ajustes elétricos, espelho retrovisor interno antiofuscante, teto solar elétrico panorâmico e shift-paddles. Como opcional, também é possível equipar o A3 com sistema de som premium da Bang&Olufsen, iluminação ambiente, faróis Full-LED Matrix, pacote interior S line e itens com acabamento em fibra de carbono. No entanto, faltam recursos de segurança como frenagem automática de emergência e manutenção de faixa, que já estão presentes em carros com preço mais em conta e no próprio A3 vendido na Europa. 

Os preços dos novos Audi A3 Sportback e A3 Sedan na modalidade venda direta são de R$ 229.990 para a versão limitada 1.4 S line Limited e R$ 264.990 para a versão 2.0 Performance Black. Com isso, eles se tornam uma porta de entrada mais acessível ao segmento de carros premium, uma vez que os concorrentes de BMW e Mercedes-Benz têm preços iniciais acima dos R$ 270 mil.

Os números dos novos A3 Sportback e A3 Sedan 2.0

Preço: R$ 264.990

Motores: 2.0 turbo flex

Potência: 190 cv a 4.200 rpm

Torque: 320 Nm a 1.500 rpm

Câmbio: DCT 7 marchas (2.0) 

Comprimento: 4,343 m (Sportback) / 4,495 m (Sedan)

Largura: 1,816 m / 1,984 m com retrovisores

Altura: 1,430 m

Entre-eixos: 2,636 m

Peso: 1.430 kg

Pneus: 225/40 R18

Porta-malas: 380 litros (Sportback) / 425 litros (Sedan)

Carga útil: n/d

Tanque: 50 litros

0-100 km/h: 7s4 (2.0)

Velocidade máxima: 241 km/h (Sportback) / 248 km/h (Sedan)

Consumo cidade: 10,1 km/l

Consumo estrada: 12,3 km/l (Sportback) / 12,5 km/l (Sedan)

Emissão de CO2: 123 g/km (Sportback) /122 g/km (Sedan)

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade