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Nova Chevrolet Montana também vai brigar com a Fiat Toro

GM guarda a sete chaves segredo da sucessora da Chevrolet Montana, que pode manter o nome e será baseada na plataforma do SUV Tracker

12 dez 2020 - 07h52
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Renderização da nova Chevrolet Montana feita pelo site GM Authority.
Renderização da nova Chevrolet Montana feita pelo site GM Authority.
Foto: GM Authorithy / Reprodução

A General Motors tem duas picapes no mercado brasileiro: Montana e S10. Juntas, elas venderam 40 mil unidades em 2020 (até novembro). É pouco para o tamanho da GM, principalmente considerando que a picape Fiat Toro, sozinha, vendeu 59 mil unidades. Somando com as 70 mil da Fiat Strada, o fato é que a GM leva um banho da FCA no segmento de picapes. Por isso, uma nova picape da Chevrolet vem aí --  e com motor 1.4 turbo de 153 cavalos!

Ainda há dúvidas sobre algumas características da nova picape da Chevrolet. A principal delas é se continuará se chamando Montana, pois uma coisa é certa: o atual modelo sairá de linha. Prevista para 2021, a nova picape Chevrolet usará a plataforma do SUV compacto Tracker, conhecida como GEM 2 (Global Emerging Markets), para mercados globais emergentes, como Brasil, México e Índia.

Segundo o site GM Authority, especializado em notícias da montadora americana, a nova Montana (ou que nome venha a ter) usará o motor 1.4 turbo de 153 cv que atualmente equipe o Chevrolet Cruze. Este motor tem 240 Nm de torque e é fabricado em Rosário, na Argentina. O câmbio será o de seis marchas automático que equipa o Tracker.

Apesar da cabine simples, renderização mostra novidades na caçamba.
Apesar da cabine simples, renderização mostra novidades na caçamba.
Foto: GM Authorithy / Reprodução

Com este motor, a GM terá uma picape bastante competitiva para brigar numa faixa intermediária entre a Montana atual e a S10. Ou seja: exatamente onde estão posicionadas a nova Strada e a Toro, ambas da Fiat, além da Renault Oroch. E onde entrarão também as futuras picapes Ford Maverick e Volkswagen Tarok. Atualmente a Montana é produzida em São Caetano do Sul (SP). Espera, portanto, que a nova picape também seja fabricada no ABC paulista, ficando a planta de Rosário destinada para o futuro SUV 7 lugares da Chevrolet para o Mercosul.

Inicialmente acreditava-se que a nova picape da Chevrolet seria uma Montana melhorada, com a grade frontal parecida com a do Tracker, bem como outros elementos estéticos. Porém, diante do enorme segredo que envolve este lançamento, ninguém duvida que a Chevrolet também terá a sua picape anti-Toro.

É por causa disso que publicamos duas renderizações. Uma foi feita pelo site GM Authority e claramente baseia-se numa junção de elementos do Tracker com a caçamba da atual Montana. A outra, mais recente, foi criada no Brasil pelo designer Kleber Silva, um dos principais artistas do segmento, que publica seus trabalhos no site K Design (www.https://www.behance.net/designerklebers/projects). Na renderização feita por Kleber Silva, a picape mistura elementos da nova Chevrolet S10 com a do Tracker.

Renderização da nova picape feita pelo designer brasileiro Kleber Silva: cabine dupla e elementos do Tracker e da S10.
Renderização da nova picape feita pelo designer brasileiro Kleber Silva: cabine dupla e elementos do Tracker e da S10.
Foto: Kleber Silva / Reprodução

Há uma terceira renderização feita pelo GM Authority baseada no antigo visual da Chevrolet S10. Vale lembrar que as renderizações não são reconhecidas pelos fabricantes -- que nem sempre gostam de vê-las publicadas, pois antecipam seus projetos. Essas projeções evoluem à medida que a mídia ou informantes vão conseguindo mais detalhes sobre os veículos.

Com a Chevrolet entrando no segmento da Toro, teremos em breve um segmento de picapes compactas bastante concorrido, com a nova Montana (ou outro nome que vier a ter), disputando espaço com a Ford Maverick, a Volkswagen Tarok, a Renault Oroch e a própria Fiat Toro. Nesse caso, a GM terá que posicionar sua picape compacta de forma inteligente, permitindo que atuais clientes da Montana possam comprá-la e também que ela atenda aos fãs da S10 que a consideram muito grande e muito cara.

Projeção da Chevrolet Montana baseada na S10, feita com poucas informações.
Projeção da Chevrolet Montana baseada na S10, feita com poucas informações.
Foto: GM Authorithy / Reprodução

Isso abre a possibilidade para que a nova picape da Chevrolet possa usar, além do motor 1.4 turbo de 153 cv, também o 1.2 turbo de 133 cv ou o 1.0 turbo de 116 cv. Todos esses motores estão na prateleira da GM Mercosul e basta configurá-los para o projeto. Hoje a Chevrolet Montana é equipada apenas com o motor 1.4 aspirado flex de 99 cavalos. Ela tem uma caçamba de 1.152 kg e carrega 717 kg de carga. Além disso, com carroceria monobloco e não sobre chassi, a nova picape da Chevrolet terá dirigibilidade mais amigável, muito mais próxima do Tracker do que da S10. 

Também estamos falando de uma picape que, ao invés dos atuais 4,5 m da Montana, deverá ter mais de 4,9 m de comprimento e cerca de 3 m de entre-eixos. Com motor 1.4 turbo, a nova picape Chevrolet cabine dupla deve custar pelo menos R$ 110 mil (a preços de hoje). Se vier equipada com o motor 1.0 turbo e/ou o 1.2 turbo, o preço deve partir de R$ 85 mil e/ou R$ 95 mil.

RANKING DE PICAPES
P. PICAPE PORTE VENDAS*
1 Fiat Strada pequena 69.906
2 Fiat Toro compacta 59.074
3 Volkswagen Saveiro pequena  38.907
4 Toyota Hilux média  36.769
5 Chevrolet S10 média 28.469
6 Ford Ranger  média 19.891
7 Volkswagen Amarok média 17.217
8 Renault Oroch compacta  12.000
9 Chevrolet Montana  pequena 11.964
10 Mitsubishi L200 média 9.299
11 Nissan Frontier média 7.387
12 Ram 2500 grande 354

 *Até Novembro.       

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